Literatura

Triste fim de Policarpo Quaresma: a primeira live do blog

Eu e a Joseane Ribeiro (autora, aqui no blog, dos textos A leitura nossa de cada dia e Leitura e sentido) faremos uma live no Instagram a respeito da obra indicada para o primeiro exame de qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A UERJ indicou para o Vestibular 2021 uma lista de leitura composta pelos seguintes títulos: Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (1º exame de qualificação); Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia (2º exame de qualificação); 1984, de George Orwell (Prova de redação do exame discursivo); Os Sonetos, de Luiz de Camões (Prova de Língua Portuguesa e Literaturas do exame discursivo).

Qual é a diferença entre exame de qualificação e exame discursivo?

A UERJ, diferentemente das outras universidades públicas do Rio de Janeiro, não usa as notas do ENEM em seu processo seletivo e não adere ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como método de acesso aos seus cursos de graduação. O candidato precisa passar por duas etapas de provas: o exame de qualificação (EQ) e o exame discursivo (ED).

Exame de Qualificação (EQ):

Essa é a primeira etapa do vestibular e é aplicada em duas datas diferentes. Para o Vestibular UERJ 2021 , as datas de aplicação são 07/06/2020 e 13/09/ 2020.

A participação nessa prova é obrigatória e o candidato precisa ter acertado, no mínimo, 40% das questões para poder participar da segunda etapa.

Exame discursivo (ED):

Nessa etapa da seleção, o candidato precisa produzir uma redação e realizar duas outras provas, de acordo com o curso escolhido. No Vestibular 2021, os conhecimentos do candidato serão avaliados em 29/11/2020.

Nós sabemos que você não conseguirá ler o livro todo até o dia 31; por isso, sugerimos que assista à adaptação cinematográfica da obra. É preciso ter clareza de que cinema e literatura são duas linguagens diferentes, embora tenham muito em comum; isso significa que, em nossa live, não perderemos tempo com a discussão “o livro é melhor do que o filme” ou “o filme é melhor do que o livro”. Faremos a análise do texto literário apenas! Assistir ao filme é uma sugestão para você não ficar “boiando”, ok?

https://www.youtube.com/watch?v=mSSTpFHl3J0
Se não conseguir visualizar o player, assista no YouTube.

Triste fim de Policarpo Quaresma é, de acordo a Lei de Direitos Autorais (LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998), uma obra de domínio público (autor falecido há 70 anos ou mais). O site Domínio Público disponibiliza um acervo mais de 123 mil obras nessa condição. Clique no botão abaixo para acessar a obra de Lima Barreto e fazer o download.

Confira abaixo alguns textos que eu publiquei sobre o vestibular da UERJ:

Questões comentadas: UERJ 2020

UERJ 2020 – Hora de alimentar serpentes

UERJ 2016: Questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

UERJ 2016: Língua Portuguesa Instrumental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados