Trovadorismo em slide

Trovadorismo  foi   um movimento poético desenvolvido  nos  séculos XIII, XIV e  XV. Recebeu esse nome, pois  o  autor das  cantigas  era chamado de trovador. Este   foi  o tema de  uma  das  minhas aulas a  alunos  do Ensino Médio e o material  oferecido a eles como  parte da atividade  foi  o  slide  abaixo.  Além da apresentação  propõe-se  ainda a  leitura das cantigas  de Martín Codax, Pero Meogo e D.Dinis.






Como enriquecimento  da  aula,  sugiro  que os  alunos ouçam  as  cantigas Ondas do mar  de Vigo e Mandad’ei comigo, cantigas de amigo  do trovador Martín Codax.


Atualizado em 02 de abril de  2014.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Professora voluntária de Língua Portuguesa e Redação no Pré-vestibular Comunitário Padre José Maurício Nunes Garcia.

Comentários

  1. Gostei muito da sua apresentação, seu blog é 10! Gostaria de chamar sua atenção para um detalhe nos slides, no tópico de cantigas de escárnio e maldizer, as cantigas de maldizer que eram de ataque explícito, não?