A coluna Entrevista nasceu em 15 de outubro de 2010 como comemoração ao Dia do Professor. A primeira entrevista foi feita com Robson Garcia Freire e Laurindo Stefanelli – um professor experiente e um universitário que se prepara para ser professor. A outra entrevistada foi Maria Lúcia Marangon que já participara do blog com uma sugestão de leitura. Hoje temos Fátima Franco, doutoranda em Linguística Aplicada, criadora do Grupo Blogs Educativos. Aproveito para deixar aqui meu agradecimento à professora por ter concedido esta valiosa entrevista ao Conversa de Português.
Qual é a sua formação e há quanto tempo está no magistério?
Fiz magistério e depois as licenciaturas em Letras e Pedagogia. Depois disto, fiz especialização em Educação Brasileira e Alfabetização e Linguagem. O mestrado foi em Linguística, na área de aquisição-ensino-aprendizagem de Língua Materna. Enquanto esperava a oportunidade de fazer um doutorado relacionado ao ensino de Línguas e Tecnologias, fiz mais duas especializações: Gestão de Educação à Distância e Design Instrucional para Ead Virtual. Estes cursos foram essenciais para que eu tivesse fundamentação teórica e prática para enfrentar o doutorado, que hoje curso na UFMG, em Linguística Aplicada, na linha de Linguagens e Tecnologias e que tem sido uma experiência sensacional, em termos de aquisição de conhecimentos.
Estou na magistério desde 1972,desde antes de terminar o Curso Normal. Durante todo este tempo sempre estive em sala de aula, como professora de Português e Inglês ao mesmo tempo em que exercia outras funções como diretora escolar, coordenadora pedagógica e coordenadora de projetos, em outros horários. Atualmente, trabalho como consultora em projetos educacionais relacionados ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em projetos multidisciplinares.
Antes de ser professora, exerceu alguma outra profissão?
Não. Sempre fui professora.
Qual momento, em sua trajetória profissional, causou-lhe mais emoção?
Foram 3 momentos. o primeiro no início da carreira, quando trabalhei como professora de alfabetização de adultos. Quando uma senhora, minha aluna de 80 anos aprendeu a ler e ficou imensamente feliz, foi como ter recebido um Oscar.
O segundo momento foi como coordenadora de um projeto de alfabetização aplicado em 48 escolas de zona rural do meu município. O projeto foi tão bem sucedido que foi premiado pela Rede Brasil de Alfabetização, que tinha a coordenação geral da Drª Emília Ferreiro. Foi meu segundo Oscar, né?
Mas o Oscar mesmo, aquele dourado, aconteceu quando meus livros de literatura infantil foram publicados pela secretaria de educação de minha cidade, para dar suporte ao Projeto de Alfabetização na zona Rural, que falei acima. Um dia uma menininha de 8 anos me entregou um bilhetinho, quando fui à escola dela: “Fátima Franco , eu aprendi a ler foi com seus livros“. Tem como não ficar feliz? Guardo o bilhetinho com carinho, claro.
Tem mais momentos como este, em uma escola de educação infantil, neste post no meu blog: http://leituraescola.blogspot.com/2007/04/ainda-livros-e-leitores.html#links
Em algum momento pensou em desistir do magistério? Por quê?
Ih, muitas vezes.Sempre por causa dos salários humilhantes.Mas, depois a crise passava e no outro dia eu estava em sala de aula de novo.
Você faz parte de um grupo de trabalho (TABA Eletrônica) que promove a capacitação de professores para o uso de tecnologias na educação. Em que consiste esse programa de capacitação?
A TABA Eletrônica é um projeto criado pela Profª Júnia Braga, da Faculdade de Letras da UFMG.Fui aluna dela em uma disciplina do doutorado e tive a honra de ser convidada a trabalhar no Projeto, como coordenadora pedagógica e como responsável por desenvolver oficinas.É um trabalho itinerante,pois capacita professores em suas cidades. Atualmente, somos cerca de 40 profissionais, professores e alunos da UFMG. O objetivo é oferecer oficinas para uso das Tics em sala de aula, apresentando e expericiando com o professor, principalmente os recursos da Web 2.0, além de demonstrarmos como utilizar estes recursos em situações diárias, em projetos multidisciplinares, desde a pré-escola até o ensino médio. Este ano iniciaremos cursos on line, como forma de atender a demanda de professores.
Por que inserir as tecnologias da informação e comunicação (TIC) na prática docente?
Não dá mais para ficar pensando que se devemos ou não inserir as Tics, na prática docente. Elas fazem parte da vida do aluno.Mesmo aqueles alunos considerados “carentes” frequentam Lan Houses e se apropriam de diferentes ferramentas. O que escola precisa fazer, e urgente, é inserir este aprendizado nas diferentes disciplinas, para que os alunos se sintam motivados a frequentar uma escola que fala a língua deles e que ensina para a vida.
Apesar de haver uma relevante produção acadêmica sobre o uso das TIC na Educação, ainda é pequeno o número de docentes que as incorporam em seu trabalho. O que falta para mudar esse cenário?
Há vários motivos: falta de oportunidade do professor se atualizar, oferecimento de bons cursos que realmente demonstrem como usar as Tics no trabalho escolar, dificuldades de horários para frequentar cursos e , infelizmente, algumas vezes, má vontade do professor em utilizar as Tics, porque aprender e aplicar o que aprendeu dá trabalho, não é?
Eu já ouvi profissionais de Educação dizerem a alunos que “lugar de aluno estudar é na biblioteca”. Eles têm razão? Lugar de aluno estudar é a biblioteca?
Lugar de estudar pode ser na Biblioteca (quando tem!!!) mas pode ser em qualquer outro lugar. Estudar não é um ato que exige um aparato especial, como foi há tempos atrás. Podemos aprender sobre várias coisas, em diferentes lugares,usando o computador, o celular, ouvindo uma música, assistindo TV e nos livros, claro.A informação está presente em diferentes espaços, em diferentes tecnologias.Cabe a nós, educadores, ensinar a nosso aluno como transformar estas informações em conhecimento. Um bom exemplo disto é o filme “Quem quer ser um Milionário”. Toda a aprendizagem informal do personagem foi transformada em conhecimento, que ele usou na hora adequada.
Você criou uma lista de discussão exclusivamente para professores que utilizam ou pesquisam o uso das TIC na sala de aula. Como surgiu o grupo Blogs Educativos?
Em 2005, a Profª Marli Fiorentin agendou um chat no Educarede , para discutir sobre uso dos Blogs na educação. Como eu era um edublogueira solitária,pois havia pouquíssimos blogs educacionais no Brasil,compareci ao chat , pois era uma oportunidade de discutir o tema com outros educadores. Como o chat só tinha a duração de uma hora e tínhamos muito para conversar, criei uma lista e convidei o pessoal para continuarmos a discussão. Na época éramos seis participantes : eu, Marli, Gládis Leal, Adriane Halmam (que fez a primeira dissertação de mestrado sobre blogs educacionais) Mateus e Cristina Sleiman.Daí criei um blog para apresentar novidades da área: o blogs educacionais (que não esta mais on line)e vários professores foram chegando.O trabalho com os blogs começou a repercutir na Web, várias revistas começaram a publicar o que estava sendo desenvolvido pelos colegas e o grupo cresceu. Hoje já somos mais de 1100 participantes do Brasil, Portugal, Espanha,França, Argentina e professores de uma escola brasileira no Japão.
Como saber se o blog é realmente educativo? Quais características contribuem para este conceito?
Um blog é educativo quando tem um foco educacional. Pode ser até um blog que fale de cozinha, mas que tenha o objetivo de trabalhar aspectos educacionais. Se for um blog educativo criado por um professor ele precisa ter como foco o seu trabalho e não seus casos, cópias de trabalhos alheios, ou historinhas sobre o seu dia,já que aí ele se torna um blog pessoal, destes que são considerados diários on line. A melhor forma de saber se um blog é educacional é seguir seus posts. Verificar qual o foco do blog, se o professor tem segurança naquilo que escreve,se ele realmente é um especialista naquilo que se propõe a escrever, se suas informações são corretas e, principalmente, se cita e linka fontes confiáveis em seus textos. Se não tem foco, se fala de qualquer coisa, eu costumo dizer que é um ” blog salada”, aquele que mistura todo tipo de assunto, para aparecer nas buscas do Google.
Além do grupo, há também a revista on line Tecnologias na Educação. Como ela surgiu?
A revista surgiu pela necessidade de ter um espaço para publicação dos trabalhos apresentados no I Congresso de Tecnologias na educação, um congresso on line, que organizamos em 2008.Depois disto muita gente escreveu perguntando se a revista teria continuidade, pois havia a falta de um espaço na Web para professores publicarem seus trabalhos. Por isto, a revista foi registrada e tem recebido muitos artigos para análise. Infelizmente, ainda são poucos os trabalhos aceitos devido à falta de hábito do professor escrever textos científicos, próprios para uma publicação deste tipo, o que garante a credibilidade da revista.
Conheça os blogs e a revista da professora Fátima Franco:
http://leituraescola.blogspot.com
AONDE QUE É ESSA PASTA CONTATO?
por favor queria tirar algumas duvidas que ñ posso tirar com meu prof de portugues pois ele ñ sabe explica e expero que vc saiba!!!
Para enviar dúvidas para o blog, utilize a página Contato.
Fernanda, muito obrigada pela visita!
Fátima, eu adorei tê-la como convidada do blog.
Oi,Andréa:
obrigada pela oportunidade.
Bjs
Olá, Andréa!
Parabéns pela entrevista.
Muita coincidência mesmo nós duas postarmos no mesmo dia! rsrsrs
Bjs…