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ENEM 2014 – Questão comentada: Editorial

Falta  pouco  mais de  um mês  para o  Exame  Nacional do  Ensino  Médio – a prova  está  marcada  para os dias  24 e 24 de  outubro. Em 2014,  publiquei   algumas  das  questões  aplicadas  naquele ano e,  a fim de  ajudar  nossos  leitores  na preparação  para   2015, retomarei o  projeto ENEM: Questões  comentadas.  Usarei como   base  o caderno rosa e as questões  serão organizadas  da  seguinte  forma: apresentação da questão, competência e habilidade correspondente da  matriz  de referência do  INEP,  gabarito oficial,   comentário e   links para estudos.  Hoje apresento a  questão  99,  cujo  tema  foi   o gênero textual  editorial.

Questão  99

A  última  edição deste  periódico apresenta  mais   uma  vez tema relacionado  ao tratamento dado ao lixo caseiro, aquele  que  produzimos  no  dia a dia. A  informação agora  passa do  material  jogado na  estrada  vicinal  que liga  o município de  Rio Claro ao  distrito de  Ajapi. Infelizmente, no  local em questão, a  reportagem  encontrou  mais  uma forma errada de destinação do  lixo: material  atirado ao lado da pista como se isso fosse o  ideal. Muitos  moradores,  por exemplo, retiram o lixo de  suas residências e, em  vez de um destino correto,  procuram dispensá-lo em  outras  regiões. Uma  situação no  mínimo incômoda.  Se você  sai de  casa para jogar lixo em   outra localidade,  por  que  não o fazer em  local  ideal? É muita  falta de  educação achar  que  aquilo que não  é  correto  para a sua  região possa  ser para outra. A reciclagem do lixo doméstico é  um passo inteligente e de consciência. Olha  o  exemplo  que  passamos  aos  mais  jovens! Quem  aprende  errado  coloca  em  prática o  errado! Olha  o  perigo!

(Disponível em http://jornaldacidade.uol.com.br. Acesso em  10 ago. 2012 (adaptado)).

Esse  editorial  faz  uma leitura  diferenciada de uma notícia  veiculada no jornal. Tal diferença traz à tona uma das funções sociais desse gênero textual, que  é

(A) apresentar  fatos que  tenham  sido pelo  próprio veículo.

(B) chamar  a atenção do leitor para temas  raramente abordados  no  jornal.

(C) provocar  a  indignação dos  cidadãos  por  força dos  argumentos  apresentados.

(D) interpretar  criticamente fatos  noticiados e  considerados relevantes para  a opinião pública.

(E) trabalhar  uma informação previamente  apresentada com  base  no  ponto de vista do  autor  da  notícia.

Gabarito  oficial: D

Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e nãoverbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

Comentário:

Para  solucionar essa  questão, o   estudante  deve reconhecer  as  características  do  gênero textual editorial: texto jornalístico argumentativo, que apresenta e  defende  a  opinião de determinado meio  de  comunicação diante  de  uma notícia por  ele  veiculada.

Aprofunde  seus  estudos. 

Aprenda a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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