A coluna Sugestão Bibliográfica nasceu, como já fora explicado em outro texto, depois de uma professora ter me enviado um e-mail pedindo sugestões de leitura que lhe indicassem como trabalhar gêneros textuais com seus alunos do ensino fundamental. A partir daquele momento, passei a publicar pequenos textos sobre livros que eu lera e considerava importantes para a formação do profissional de Letras, especialmente o que trabalha com Língua Portuguesa e suas Literaturas.
Depois de algum tempo sem ser publicada, a coluna voltará com um novo formato e, antes que isto ocorra, trago de volta alguns dos títulos que já foram indicados.
Interações Virtuais – Perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a distância. Organizado por Sueli Marquesi, Vanda Elias e Ana Lúcia Tinoco , o livro foi dividido em três grandes temas: ambientes virtuais para ensino e aprendizagem; interação em ambientes virtuais para ensino e aprendizagem; escrita e leitura em ambientes virtuais para ensino e aprendizagem.
A literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e de hoje: caminhos para o ensino. A autora, Maria Alexandre de Oliveira, apresenta o resultado de pesquisas sobre o ensino de Literatura infantil e traça um breve esboço da literatura infantil no Brasil.
O preconceito em foco :análise de obras literárias infanto-juvenis. Reflexões sobre História e Cultura. Análise obras literárias dedicadas ao público infantil e juvenil e dos preconceitos presentes nos textos dedicados a este público.
Convite aos educadores: um passeio pelas páginas do Picapau Amarelo. A autora, Angelina M. F. Castro, faz uma análise da obra de Monteiro Lobato sob o ponto de vista da literatura e da pedagogia.
Uma história da formação do leitor no Brasil. Márcia Cabral da Silva, promove uma reflexão acerca do processo de formação de leitores, através da investigação da obra Infância, de Graciliano Ramos.
Tarsila cronista. Coletânea organizada por Araci Amaral, a obra traz algumas das crônicas escritas por aquela que foi uma das artistas brasileiras mais importantes de seu tempo.
A língua de Eulália: uma novela sociolinguística. Obra de Marcos Bagno, publicada pela editora Contexto. Aborda questões como preconceito linguístico enquanto provoca a discussão sobre o que é “certo” e “errado” no uso da língua.