Língua Portuguesa

Adiado o Acordo Ortográfico

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi adiado. O  documento foi  assinado em 1990 pelos  integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa –  CPLP – e,em sua versão de 2004, previa a adoção completa da nova ortografia a partir de 1 de janeiro de  2013. No Brasil, a  adaptação deveria acontecer entre 2009 e 31 de dezembro de  2012, mas  parece que isso  não aconteceu. A nova data está  agendada para 2016, um ano após a implementação em Portugal.

As alterações propostas pelo documento atingem  apenas 0,5% das palavras da língua portuguesa, porém  o  Acordo  foi motivo de discórdia entre os países da CPLP em  diversos momentos; razão  pela qual,  demorou  tanto  tempo para ser assinado e posto em prática. O  governo  brasileiro pretende que os brasileiros tenham  o  mesmo  período de adaptação de outros países lusófonos; o  adiamento só  terá  validade, no entanto, se a presidenta Dilma Rousseff assinar o  documento até o dia 31 de dezembro.

Leia mais:

Histórico das mudanças ortográficas no  Brasil

 

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados