Dicas de livros Linguística

Hipertexto e gêneros digitais

 

Eu e  minhas turmas  do primeiro ano de Ensino Médio  discutimos  hoje sobre  os gêneros  textuais e as  modalidades  discursivas.  Conversamos  sobre as características de cartas, bilhetes, crônicas, bulas, textos instrucionais,  manuais de instrução e tantos outros. Assim como a turma de   2007,  esta   também quis saber como   inserir  o email nessa imensa  lista de  gêneros.  Expliquei que  o  email  é   um novo gênero textual e   já entendido como   tal pelo  meio  acadêmico.
Hipertexto e gêneros digitais, organizado pelos professores Luiz Antônio Marcuschi e Antônio Carlos Xavier,  amplia a discussão sobre os  gêneros textuais discutindo e analisando os   diversos  gêneros textuais que  surgiram  com  o advento de   novas tecnologias.
Marcuschi e Xavier são professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e dividem a autoria dos artigos com mais sete doutores e mestres em Lingüística. Nos textos, os autores discutem a função do e-mail como uma das formas de comunicação mais usadas no mundo moderno e como este consolida as relações comunicativas de forma simples e econômica; outra análise é referente aos blogs como prática de escrita e os chats como meio de conversa instantânea. É uma leitura interessante não apenas para os profissionais de Letras.

 

 

 

MARSCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. 196 p.

 

 

 

 

 

 

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados