Língua Portuguesa

"Se eu ver" ou "Se eu vir"




Ontem recebi uma mensagem através do email do blog, em que se perguntava sobre a correção da seguinte frase “ Se você ver minha amiga, dê meu recado” . A pessoa que a enviou estava na dúvida sobre o uso do verbo e com toda razão.


Normalmente, cometem-se muitos equívocos quanto ao uso dos verbos ver e vir , no futuro do subjuntivo. O correto é, para o verbo VER, “ Se você vir minha amiga…”, “Se eu vir sua amiga, darei o recado…”, “Se nós virmos sua amiga, daremos o recado”. Já para o verbo VIR o correto é “ Se você vier à minha festa, ficarei feliz., “ Se nós viermos à sua festa”, “Se eu vier…”.

41 Comments

  1. Boa tarde.
    Recebi uma mensagen e e soou estranho.
    “Olá. Bom dia! Meu cachorro escapou. É branco. Se alguém vê-lo, favor avisar. Grata”
    Eu teria escrito “Se alguém o vir, favor avisar”.
    Tenho dúvida quanto a essa vírgula também. Obrigada.

  2. Obrigado pelas dicas. Mas ainda tenho uma dúvida. No caso a seguir, devo utilizar o verbo na conjugação VIR ou VER?

    “Se ninguém te VIR/VER, levante a mão até que seja encontrado.”

    Um abraço.

    1. Pedro, note que sua frase é semelhante àquela que nos serviu como exemplo. A única diferença é que você usou um pronome indefinido; portanto, “Se ninguém te VIR…”. Obrigada por visitar o blog.

  3. Olá! Eu tenho um blog sobre moda e sempre me surge uma dúvida: quando eu digo, “seguem as fotos para vocês VIREM como usar tal coisa” ou seria “seguem as fotos para vocês VEREM como usar tal coisa”? Obrigada.

    1. Tami,
      Atrevo a fazer uma sugestão: que tal colocar –
      “seguem as fotos para que vocês vejam como usar…”

    1. Nossa língua é muito rica e acaba nos pegando nas concordâncias e na utilização do verbo no tempo certo. Então, faz surgir muitas dúvidas e o medo de errar. Será isso, professores? Abraço é muito bom esse debate a gente aprende bastante!

  4. Que tal vir o Rio por outro ângulo? ou Que tal ver o Rio por outro ângulo? qua forma e correta?

    1. Rosoe, como você observou no texto, não há motivo para usar o subjuntivo do verbo VER na sua frase, já que ele não indica nem dúvida, nem possibilidade. Na sua frase, o contexto é de um convite! Obrigada por visitar o blog.

  5. Andréa,

    Muito obrigada!!!
    tenho muita dúvida com o verbo “vir” (futuro), usa-se apenas dessa forma? “se eu vir” ou poderia usá-lo “quando eu vir, aviso-a”

    muito grata,

    bjos

  6. por gentileza, qual é o correto nessa frase: Falaram que o filme é bom – resposta: “quero vê-lo”, quero ver ou quero vê?
    Obrigada

  7. Andréa Mota, gostei muito das suas explicações; mais gostaria que me tirasse uma dúvida, dentro da frase; quando você vir a minha casa ou quando você vier a minha casa? vir eu uso para ver e vier eu entendo que a pessoa vem a minha casa?

    1. Maria das Dores, a frase correta é “quando você vier”. Em “quando você vir a minha casa”, o sentido muda completamente, pois o verbo que, na verdade, está no subjuntivo é o VER. Obrigada pela sua visita ao blog!

  8. Gostaria de tirar a duvida nestas 3 frases. Se elas estão correta:
    I – Se eu vir o filme.
    II – Quando você vir o resultado da prova.
    III – Quando vocês virem a realidade.

  9. Qual é a forma correta desta frase, faço confusão pois além do verbo tem o pronome lhe … Este texto é teatral.Qual a forma correta? ” O que há de ser então se eu lhe vir assim, rezando” ( ou ) O que há de ser então se eu lhe ver assim, rezando” Aposto na primeira! abraços!

  10. para a Colega Vilas Boas..
    Entendo que o “Vier” seria aplicado para às pessoas do singular, logo, teríamos:
    Se eu vier…
    se tu vieres…
    se ele vier…

  11. O VIR tem sentido de enxergar, ão é isso? =/

    Ex: Se eu o vir amanhã, direi o recado. (seria a forma correta).

    Se eu ver ele, direi o recado. ( forma errada)

  12. Se eu a vir, nesse caso eu utilizo o verbo VER, certo? Mas se eu disser: "Quando eu vê-la", também está correto. Outro caso: Se eu vier à festa trarei comigo a minha esposa. VIER será usado para 1º, 2º e 3° pessoa do singular?

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados