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[Questões comentadas] UERJ 2020 -Hora de alimentar serpentes

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro indicou para o Vestibular 2020 uma lista de leitura composta pelos seguintes títulos: Hora de alimentar serpentes, de Marina Colassanti; Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes; Antes de nascer o mundo, de Mia Couto, e Vidas secas, de Graciliano Ramos. O livro de Marina Colassanti foi usado como base para as questões 13 a 22 do primeiro exame de qualificação, aplicado em 9 de junho de 2019. Confira abaixo o gabarito oficial e a nossa análise das questões 13 a 18.

Para conferir a prova completa do primeiro exame de qualificação da UERJ, acesse aqui o arquivo PDF disponibilizado pela universidade. Gabarito neste link.

Questão 13

No conto de Marina Colasanti, Bem e Mal são ideias personificadas. Essa personificação é identificada pela narração de:

(A) ações

(B) crenças

(C) desejos

(D) sentimentos

Gabarito oficial: A

Comentário: A figura de linguagem personificação já havia aparecido na questão 11 (Clique aqui para conferir a nossa análise). Tal recurso de linguagem consiste na atribuição de características humanas àquilo que não é humano. Assim, no trecho transcrito do conto de Colassanti, tal figura aparece explicitamente por meio das ações atribuídas ao Bem e ao Mal: guardar, envolver, caminhar, discutir, trocar.

Questão 14

O título “Cena antiga” alude à repetição de um ritual, evidenciada pelo seguinte trecho:

(A) Amanhece o dia entre neblinas, (l. 1)

(B) se encontram para mais um duelo. (l. 1)

(C) Que não haja testemunhas. (l. 4)

(D) caminham até a taverna mais próxima. (l. 5-6)

Gabarito oficial: B

Comentário: Nesta questão, a chave para a resposta se evidencia por meio de uma expressão que estabelece a coesão entre dois momentos da narrativa: mais um duelo. Esse trecho liga aquele momento que está presente no texto e um anterior a que o leitor deverá inferir.

Link para estudo: Coesão – como costurar as partes do texto

Questão 15

É comum, no pensamento contemporâneo, o entendimento de que os conceitos de Bem e de Mal não são fixos, mas sim relativos a épocas e lugares. Esse entendimento se reflete no conto quando o Bem e o Mal têm a atitude de:

(A) mudar comportamento

(B) reafirmar argumentos

(C) radicalizar traição

(D) revelar ambições

Gabarito oficial: A

Comentário: A questão 15 exige atenção do candidato, que deverá analisar as ações atribuídas ao Bem e ao Mal após o afastamento das testemunhas. O narrador deixa claro que ambos mudam de atitude na ausência de outros indivíduos.

Questão 16

Observe a imagem abaixo, que reproduz o quadro de René Magritte chamado “A Clarividência”.

O par “semente-árvore” do conto pode ser comparado ao par “ovo-ave” do quadro, devido a uma mesma relação existente entre os elementos de cada par.

Essa relação expressa, no contexto das duas obras, a ideia de:

(A) simultaneidade

(B) possibilidade

(C) instabilidade

(D) uniformidade

Gabarito oficial: B

Comentário: O candidato deve reler os seguintes trechos do conto: “Desejou ter a beleza de uma árvore frondosa tatuada nas costas” e ” “mandou tatuar na base da coluna, bem na base, a mínima semente”, a fim de perceber que a semente tatuada é uma metáfora daquilo que se deseja para o futuro, assim como o ovo da tela de Magritte.

Questão 17

Tanto o conto de Marina Colasanti quanto o quadro de René Magritte põem em evidência a seguinte condição da criação artística:

(A) a razão

(B) a beleza

(C) a verdade

(D) a imaginação

Gabarito oficial: D

Comentário: A questão 17 é interpretativa. O candidato deve considerar, principalmente, a imagem de Magritte por meio da qual se evidencia a relação entre a realidade e a expectativa.

Questão 18

Na narrativa, o desejo inicial e a decisão final do personagem podem ser relacionados por meio da seguinte figura de linguagem:

(A) metonímia

(B) hipérbole

(C) antítese

(D) ironia

Gabarito: A

Comentário: Na metonímia, estabelece-se uma relação de contiguidade. É essa figura de linguagem que  ocorre em expressões como “ tomar um copo d’água” ou   “ler Marina Colassanti” , por exemplo. No conto utilizado na prova, tal recurso linguístico surge na utilização do trecho “a mínima semente” para representar toda a árvore que dela nasceria.

Link para estudo:

Figuras de linguagem

Metomímia

Confira AQUI também a nossa análise das questões de 01 a 12.


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Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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