ENEM Língua Portuguesa Redação

Quantos conectivos devo usar na minha redação?

Muitos candidatos ficam preocupados com a quantidade de elementos coesivos a serem usados na redação ENEM, porque há muita informação desencontrada na internet. O que vale, de fato, é o que está determinado pelo material oficial usado pelos corretores.

A correção da redação ENEM é realizada com base no que está determinado pela MATRIZ DE REFERÊNCIA, que não é alterada e é divulgada todos os anos pelo INEP, e pela GRADE ESPECÍFICA DE CORREÇÃO, documento sigiloso a que apenas os corretores têm acesso e que muda todos os anos. Você pode conferir a versão 2019, publicizada em 2020, por meio deste link. A primeira, a que todo estudante e todo professor têm acesso, determina que a coesão será avaliada na Competência IV. Já a segunda, informa aos corretores quais critérios serão utilizados para pontuar a redação do candidato.

Observe que não aparece uma quantidade específica de elementos coesivos na matriz de referência.

Agora vejamos a orientação da grade específica da C4, conforme aparece no Manual do Corretor. Observe que apenas os níveis 4 e 5 mencionam quantidade de elementos.

INEP, 2019.

Mas, então, quantos conectivos eu devo usar?

Muitos estudantes têm dúvidas sobre a quantidade de conectivos a ser utilizada na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, mas a resposta a essa pergunta não é assim tão objetiva, uma vez que candidatos diferentes produzem textos de tamanhos diferentes.

Como assim, são textos de tamanhos diferentes? Embora todos os candidatos tenham 30 linhas à disposição, cada indivíduo produz uma quantidade de texto diferente e até o tamanho da nossa letra interfere nisso. Um candidato com letra grande escreve, proporcionalmente, um texto menor do que um candidato com letra miudinha. Por essa razão, a matriz de correção apresenta os termos “presença rara de elementos coesivos” (N.1), “presença pontual” (N.2), “presença regular” (N.3), “presença constante” (N.4) e “presença expressiva” (N.5).

Desse modo, de acordo com a grade específica da competência 4, o candidato só conseguirá os 200 pontos da C4 caso haja “presença expressiva de elementos coesivos E utilizar um elemento coesivo do tipo operador argumentativo entre parágrafos, em pelo menos, 02 momentos do texto e, pelo menos, 01 elemento coesivo de qualquer tipo dentro de todos os parágrafos”. A essa relação coesiva entre os parágrafos, chamamos de coesão intraparagrafal; a que ocorre dentro do parágrafo, chamamos interparagrafal.

O que é coesão intraparagrafal e interparagrafal?

Confira um trecho da minha aula no curso REDAÇÃO ENEM 30+ e compreenda o que é cada tipo de coesão.

Você sabia que, no ENEM, assim como em outros exames vestibulares, o conhecimento sobre coesão textual é cobrado também nas questões objetivas? Confira os textos a seguir:

[Questões comentadas] UERJ 2020 | Conversa de Português

ENEM 2017 ─ Questões comentadas: Elementos de coesão | Conversa de Português

Já começou a se preparar para o ENEM 2025? Não perca tempo e se matricule no meu curso.

Acesse por este LINK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados