[Sala de aula] O conto como exercício de produção textual

O gênero conto aparece  –  na instituição em que  trabalho – no  programa do segundo ano do Ensino Médio, combinado aos  estudos sobre o  movimento  literário Realismo. Hoje,  na  coluna Sala de Aula, publico  uma  proposta  de atividade, inspirada  nos   exercícios  aplicados  por mim em  uma  das turmas.

Eu  e os  alunos  estudamos  o   movimento realista em  quatro  encontros de  uma hora  e meia cada. Nesse período, pesquisamos as características do Realismo, suas semelhanças e diferenças  em relação ao Romantismo, questionamos  se  Machado de  Assis  é  mesmo  um autor realista e –  principalmente –  lemos   muitos  contos  escritos no período, entre  eles,  A cartomante,  A  carteira e Causa secreta, de Machado de  Assis.

Além das  obras literárias,  também  foram   apresentadas  imagens  produzidas  na  época,  a fim de  que  os  alunos percebessem  que  o  Realismo foi   um movimento  cultural concretizado  em   diversas  manifestações  artísticas. O objetivo  era  perceber  que  os  artistas  do   período  tentaram  fazer  um retrato da realidade;  nas telas  apresentadas,  os  alunos  perceberam  o retrato da  vida de diversas classes sociais.

Os  alunos  também aprenderam a  identificar  as características  do  conto e  seus  elementos narrativos: enredo, espaço, tempo,  tipos de  personagens. Como  atividade de  aula,  a turma  recebeu  material  que  continha  a  seguinte  tarefa descrita a seguir.

Título da atividade: Realismo e conto

Proposta: Ao   longo  do   primeiro bimestre  letivo,  sua  turma  estudou o  Realismo (movimento  artístico da  segunda  metade  do  século  XIX), a  estrutura do conto e da  notícia.  Na aula do dia  25/11, foram  apresentadas  algumas  telas  produzidas  no  mesmo  período.  A  turma observou  cada  uma delas e   descreveu  os  elementos  que a  compõem.  Sua   tarefa   é  criar   um pequeno conto – de , no   máximo, três  páginas – sobre o  tema  de  uma  das  telas.

Orientações:   
Ao redigir  seu   conto, considere  o debate  feito  em  sala  de  aula  sobre  o  movimento literário estudado e  algumas   características  dos  contos lidos  em  aula.  Antes  de  escrever, pense  nas  seguintes  perguntas e  tente  respondê-las  por  meio de  sua  narrativa:

  • Quem  são as  pessoas  na  tela? O  que elas estão fazendo? O  que  as  levou  ao  momento retratado?
  • Qual é  o cenário?
  • Quando a  cena  acontece?
  • Se   for  necessário,  pesquise  na  internet  sobre a  tela e  seu  contexto de produção.

 

Tela 1: Moças peneirando trigo (1855), Gustave Coubert.

trigo_800

 

Tela  2:  Angelus (1857), de Milliet

Angelus (1857), de Milliet

Tela  3:Vagão de 3ª classe (1862), Honorè Daumier

Vagão de 3ª classe (1862), Honorè Daumier

 

Tela 4:Arrufos (1887), Belmiro de Almeida

Arrufos (1887), Belmiro de Almeida

Você  é  professor  e tem  alguma  experiência  interessante de  sala de  aula  para  contar? Deixe nos  comentários!

Leia  mais  no blog:

Características do conto

Realismo

Leia  fora do blog:

O problema do Realismo de Machado de Assis

Referências bibliográficas:

ASSIS,  M.  A carteira. Disponível  em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1877>  Acesso  em 07 dez 2015.

_______. A cartomante.  Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1965> Acesso  em  07 dez 2015.

_______. Causa secreta.  Disponível  em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16917>  Acesso  em  07 dez 2015.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Professora voluntária de Língua Portuguesa e Redação no Pré-vestibular Comunitário Padre José Maurício Nunes Garcia.