Sobre este blog

Leu um livro? Compartilhe conosco!

Em junho de 2010, eu convidei professores e estudantes de Letras a participar do  Conversa de Português com suas sugestões de leitura. Naquela época, expliquei que a inspiração vinha do blog O que elas estão lendo, feito em conjunto pela Georgia Aegerter e pela Flávia Mariano. Eu resolvi  que  já estava na hora de trazer de  volta aquela coluna interativa, mas  antes – como  eu  fizera em 2010 – eu  enviei um e-mail às autoras do blog que me serviu de inspiração e elas me responderam muito carinhosamente.

A proposta é que o leitor  participe com  indicações de leitura relacionadas aos temas principais do Conversa de Português: educação, língua portuguesa, literatura de língua portuguesa, linguística e teoria literária.  Por que delimitamos, inicialmente, a literatura àquela originalmente escrita em  língua portuguesa? Porque ela inclui também a produção dos demais países lusófonos (Angola, Cabo Verbe, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal, Timor Leste e Portugal). Quem é professor de Língua Portuguesa e Literatura, aqui no Brasil, sabe que a nossa maior  dificuldade para executar a  Lei Nº10.639/03 é encontrar material que nos  sirva de base para falar das  literaturas e das culturas africanas (Sim, eu  uso  no  plural, já que a África  é  um continente; portanto, não há uma unidade literária ou  cultural!).  Assim,  a participação do leitor pode ser fundamental também  para nos indicar tais leituras, mas  isso  não  impede sua  participação com  indicação de outras literaturas.

Como participar da coluna Indique um livro? O leitor deverá acessar a página do projeto e preencher o formulário com seus dados e os da obra indicada. O resumo somente será publicado se, de fato, corresponder a uma das áreas do  blog.  Após o  envio, o participante receberá  automaticamente uma cópia da mensagem  enviada ao  Conversa de Português.

O que  você achou  da ideia? Vai participar? Leu algo  interessante? Divulgue!  Clique AQUI e indique um livro!

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados