Educação

Debate sobre educação

Os  leitores do  Conversa de Português que acompanham o blog também pelas redes sociais Twitter e Facebook sabem que tive alguns problemas na última semana: encontrei textos do Conversa publicados  em  outro  blog sem a minha autorização. Esta é  uma prática  bastante comum e costuma causar  muita dor de cabeça a blogueiros.

O problema  é tão  grave que,  alguns anos  atrás, surgiu  a  Campanha em Prol da Originalidade na   Blogosfera Brasileira.  Apesar de brincarmos  dizendo  que esta situação  é  o clássico Ctrl C +  Ctrl V (copiar e colar), a questão  é séria.  Durante a última semana, após ter localizado as cópias dos  textos,  pensei de que maneira eu  poderia  contribuir para a discussão sobre esse tipo de problema.    

 Minha  intenção é realizar três debates sobre Propriedade intelectual e educação; será um só tema e três abordagens.   Contactei  algumas pessoas e a primeira a aceitar meu convite foi a educadora  Cybele Meyer, que edita o   conhecido  blog  Educa já!, e já  escreveu   ali  um artigo  sobre o assunto. Ela, que também é autora do livro Inteligências na prática educativa, estará  no  Conversa de Português na próxima quinta-feira,  dia 31 de  junho de  2012, das 20h às 20h50min.

Como  o  leitor  participará da discussão? No  dia marcado, a página do debate será  liberada aos leitores, que visualizarão um chat  instalado aqui  no blog. Uma vez que a sala  tem capacidade para  poucos participantes, haverá duas formas de participação: como debatedor e como leitor. Os debatedores farão perguntas à professora Cybele; os leitores – aqueles que, eventualmente, não conseguirem entrar na sala – poderão acompanhar as discussões em  tempo real sem precisar entrar no  ambiente do debate.

Todos estão convidados para essa  importante conversa  sobre educação.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados