Linguística

Metonímia

 

Copo

 

 

Metonímia é uma figura de linguagem. Ocorre  quando  se opta por  usar  uma palavra no lugar da outra, estabelecendo  uma relação de contiguidade.  É a  metonímia que  nos  autoriza  a usar  expressões como “ tomar um copo d’água” e   “ler Rubem Braga” .

Há  diversos  tipos de metonímias e algumas  estão muito  presentes no cotidiano:

 

Ele é  um pecuarista e possui  trezentas cabeças de gado.  Certamente, o fazendeiro   não  possui apenas as cabeças dos animais. Nesse caso,  o uso da parte pelo  todo.

João  bebeu um copo de água. O João bebeu  o copo  ou  a água que estava  dentro do copo? A metonímia  usada foi o continente pelo conteúdo.

Lemos Gil Vicente  na  aula de Língua  Portuguesa.  Lemos Gil Vicente ou sua obra, seus  textos? Houve, então, um caso  de autor pela obra.

Você me empresta a gilete? Usou-se, aqui, a marca pelo produto, quando a intenção do falante era pedir  uma   lâmina de  barbear.  O mesmo acontece quando dizemos que  “vamos   tirar  uma  xerox”, ao invés de  dizer que  “vamos tirar uma  fotocópia”.

Você conhece outros  tipos de metonímia?  Deixe nos comentários.

Leia também:

Eufemismo

Ironia

2 Comments

  1. Olá, Andréa!
    Passei para conferir as novidades.
    Parabéns pelas postagens.
    O blog está lindo!
    Bjs…

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados