Literatura

Literatura e política

A literatura é  uma  expressão artística  como a música e as artes  visuais.  Como  arte, a  obra literária tende a  transmitir as preferências estéticas de  seu autor, assim  como o contexto histórico em que ele se insere. Muitos escritores tiveram suas obras censuradas por  terem sido usadas como instrumento de  denúncia política.
Hoje,  15 de  novembro, celebra-se a Proclamação da República. Machado de Assis citou o momento de  transição   política em alguns capítulos de  sua obra Esaú e Jacó . No capítulo LX – Manhã de 15, o autor  descreveu o momento em que seu personagem, o Conselheiro Aires, saiu para um  passeio  no dia 15 de novembro e percebeu, pela  movimentação na rua que algo acontecera com a política do país:
Enfim, cansou e desceu, foi-se ao  lado, ao arvoredo, e passeou à toa, revivendo homens e coisas, até que se sentou em um banco. Notou que a pouco gente que havia  ali não estava sentada, como de costume, olhando à toa, lendo gazetas ou cochilando a vigília de uma noite sem cama. Estava de pé, falando entre si, e a outra que entrava ia  pegando na conversação sem conhecer os  interlocutores; assim lhe pareceu, ao menos. Ouviu umas palavras soltas, Deodoro,  batalhões, campo, ministério etc.
[…]
Na Rua do Ouvidor, soube que os  militares tinham feito uma revolução, ouviu descrições da marcha e das pessoas, e  notícias desencontradas. […] Não  perguntou nada ao cocheiro; este é que lhe disse tudo e o resto. Falou de  uma revolução, de dois ministros mortos, um fugido, os demais  presos. O imperador, capturado em Petrópolis, vinha descendo a serra.
Leia  mais sobre a Proclamação da República:
República da Espada, publicado no blog História Digital.
Fonte de pesquisa:
ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. São Paulo: Ática, 1994.

1 Comment

  1. Seu blog tá lindo!… organizadinho,charmosinho e… é uma ótima fonte de conhecimentos literários. Parabéns!

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados