Educação

Conversa com a professora Maria Lúcia

ENTREVISTA
Eu entrevistei, no dia 15 de outubro, o professor Robson Garcia Freire, responsável pelo blog Caldeirão de Ideias, e o estudante de Letras Laurindo Stefanelli. Minha intenção era comemorar o Dia do Professor de um jeito diferente, mas eu  gostei tanto da experiência que decidi entrevistar outra pessoa, a professora Maria Lúcia Marangon, que  já participou do Conversa trazendo-nos  uma sugestão de leitura. Lúcia é “perseguidora” do  blog, como ela mesma me diz; nada mais  justo do que chamá-la para  um bom papo. A professora edita o Blog da Maria Lúcia e também pode ser encontrada no Twitter (@luciamarangon).

Qual é a sua formação profissional?
Sou graduada em Letras e pós-graduada em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Há quanto tempo está no magistério?
Desde 1992.

Antes de lecionar, teve alguma outra atividade profissional?
Trabalhei na área administrativa de uma empresa multinacional.

Por que escolheu essa carreira? Quais eram suas expectativas sobre a profissão?
Sempre gostei de ler e de conversar com meus professores sobre as minhas leituras. Foram eles que me incentivaram a seguir essa carreira. Eu também acreditava que, como professora, poderia contribuir para melhorar a vida das pessoas. Continuo acreditando nisso.

Em algum momento, pensou em abandonar a carreira docente? Por quê?
Nunca pensei em abandonar, mas pensei várias vezes em diminuir o ritmo de trabalho.

Qual momento, em sua trajetória profissional, causou-lhe mais emoção?
Na verdade, eu passei por vários momentos emocionantes. Já recebi algumas homenagens em festas de final de ano que me deixaram muito emocionada. Tenho uma caixa, onde guardo tudo que recebo dos meus alunos: cartões, poemas, fotos etc. Quando me sinto desanimada, leio as mensagens que eles escreveram para mim. É o melhor remédio contra o desânimo que eu conheço.
Você tem um blog sobre a língua portuguesa. O que lhe motivou a fazer algo assim?
Existem dois culpados: você e o Rogério Bauru. (rsrs…) Eu iniciei o meu passeio pela blogosfera, visitando os blogs sobre língua portuguesa. O Conversa de Português foi o primeiro que eu visitei e, logo em seguida, o Análise de Textos, do Rogério. Assim, surgiu a ideia de criar o meu próprio blog, o Blog da Maria Lúcia, que ainda é um bebê, tem apenas seis meses de existência. Depois, conheci o Gramática e Linguagem, da Jô Angel e o Crase sem Crise, da Mônica Falsarella, que são dois blogs que eu também adoro.

Se pudesse enviar uma solicitação ao ministro da Educação, o que pediria?
Eu pediria que os professores fossem mais respeitados.

Conheça os  blogs citados pela professora Maria Lúcia:
Análise de textos
Crase sem crise
Gramática e linguagem

11 Comments

  1. Maria Lúcia, fui lá ler e comentar. Adorei saber mais de vc. Aqui vc fala tão pouquinho, neh?!

    Beijinhos,

  2. Adorei! Conheço o blog da Maria Lúcia e recomendo. Há por lá dicas ótimas e com uma explicação tão leve que dá gosto de ler.

  3. Lúcia, muito obrigada por sua participação!
    Néia, Mônica e Mônica Falsarella, obrigada pela visita.
    Jô Angel, obrigada pela visita e mil perdões pela minha falha.
    Sejam todas bem-vindas!

  4. Mônica, Mônica Falsarella, Néia e Jô, obrigada pelos elogios. Estou realmente muito feliz.
    Abraços para todas!

  5. Estou aqui pela primeira vez e fui logo encontrando uma entrevista com a Prof. Maria Lucia que nos deixa sempre dicas importantíssimas em seu blog, do qual sou seguidora.
    Vou ser uma "perseguidora" do Conversa de Português também, um abraço.

  6. Olá!!!

    Adorei a entrevista! Bela iniciativa, Andréa! Homenagear uma classe tão especial, como a de professora, através de uma entrevista é simplesmente GENIAL!! Parabéns!

    Sou muito grata a você, Maria Lúcia, pela recomendação do blog Crase sem Crise! Para mim, como sempre digo, é uma honra tê-la como seguidora!!!

    Grande beijo a vocês!!

    Mônica Lima Falsarella

    http://crasesemcrise.blogspot.com

  7. Andréa, quero agradecer o carinho que você sempre teve comigo. Estou muito feliz por ter sido entrevistada para o seu blog. Mais uma vez, obrigada.
    Abraços.

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados