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Países lusófonos: Timor Leste

Há alguns dias, divulguei aqui  no blog uma  tarefa  passada aos  meus alunos do Ensino  Médio, no  Instituto Federal de  Educação do  Rio de  Janeiro: uma pesquisa sobre os países   lusófonos, cuja  última  etapa  seria  a  publicação  dos textos dos alunos. Na pesquisa, os  alunos usaram  principalmente sites, o que lhes deu um pouco  mais  de  trabalho na hora de  produzir  o próprio  texto, já que é um  geração  acostumada ao  “Ctrl T +Ctrl C + Ctrl  V”. Para  eles e  para  mim   foi desafiador trabalhar com a internet; começamos com a ideia do   blog, desistimos,  abrimos  uma  rede social  no Ning, praticamos ali nossa  escrita e nosso  poder de argumentação em  fóruns e estamos de  volta ao  blog _  ferramentas que são novidades para a maioria dos “meus” meninos. Não atingimos  a perfeição; estamos  longe disso, mas  chegaremos  lá. O primeiro a ter seu texto  publicado é o Matheus, aluno do  primeiro período do  Ensino  Médio e sua   pesquisa  foi sobre o Timor Leste.

República Democrática de Timor Leste
Texto do aluno Matheus Candido
Bandeira de timor leste

 

 

Localização e algumas informações:

Capital: Dili;
Área: 14.609 km2;
Densidade populacional: 75,3 hab/km2;
População: 1.100.000 hab.

 

Localizado no sudeste asiático, no arquipélago da Sonda Inferior, forma a metade oriental da Ilha de Timor. Limita-se ao norte com o mar de Savu e o mar de Banda, ao sul, com o mar de Timor, a leste, com o mar de Arafure, a oeste, com a Indonésia.

 

Timor Leste no  mapa MAPA DA LOCALIZAÇÃO DE TIMOR LESTE
No país, além do Português, é falado o Tétum e outras quinze línguas são elas: ataurense, baiqueno, becais, búnaque, cauaimina, fataluco, galóli, habo, idalaca, lovaia, macalero, macassai, mambai, quémaque e tocodede.
Economia e desenvolvimento:
Sua economia é baseada no comércio, possui uma comunidade chinesa que é de grande importância para o comércio local. Em 2007, seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), era de 0,514; seu PIB per capita é de US$ 600 (seiscentos dólares), onde US$ 1,00 (um dólar) no país equivale a US$ 1,00 nos Estados Unidos.

 

ESCUDO TIMORENSE

História:

Já foi conhecido como Timor Português, por ser colônia de Portugal até 1975, ano de sua independência. Em 1512, houve o primeiro contato com os europeus, que estavam à procura de sândalo (arbusto de madeira resistente e aromática).
Por 400 anos, a ilha só foi utilizada para fins comerciais, porém, apenas na década de 1960, o país dispôs de energia elétrica; na década de 1970, dispôs de água, escolas, hospitais, esgoto; o resto do país e, principalmente, as áreas rurais continuavam atrasadas quanto ao avanço do país.

 

 

Devido a recente invasão da Indonésia, a maioria da população só entende o indonésio, enquanto apenas uma pequena parcela, o português.
Após a revolução, o governo passou a liderança à FRETILIN (Frente Revolucionária do Timor Leste Independente), que no dia 28 de novembro de 1975, proclamou a independência do país. Entretanto, o general Suharto, um governante indonésio, mandou que tropas invadissem o país. No dia 7 de dezembro, as tropas indonésias desembarcaram em Dili, e ocuparam a parte oriental da ilha, apesar da rejeição da Assembleia-Geral da ONU. Centenas de aldeias foram bombardeadas pelo exército da Indonésia. Contra a resistência timorense, foram utilizadas toneladas de napalm (solução de vários líquidos à base de gasolina, que ao serem misturados com gasolina, viram um gel pegajoso).
Numa eleição democrática que ocorreu em 30 de agosto de 1999, em referendo que foi organizado pela ONU, cerca de 80% da população votou pela independência do país. Antes da proclamação dos resultados, as milícias protegidas pelo exército da Indonésia, causaram uma onda de violência no país, matando nas ruas, todas as pessoas que eram suspeitas de votar pela independência timorense. A população buscou refúgio em prédios, organizações internacionais e igrejas. Soldados mandados pela ONU, encontraram a cidade de Dili devastada e incendiada.


Timor

 

Manifestação contra a ocupação indonésia de Timor Leste, que ocorreu na Austrália

 

 

 

  • Cultura:

 

 

A cultura de Timor Leste recebe influência das culturas de Portugal e da Malásia; da cultura portuguesa, recebe como influência, a tradição católica, e da Malásia, culturas indígenas. O analfabetismo é grande, porém, há uma tradição de poesia. O artesanato é generalizado, tendo destaque, os lenços tradicionais chamados tais. Na região central, é comum encontrar prédios no estilo português com totens.


 

Tais mane em algodão previamente fiado e tingido
com corantes químicos, executado em ikat em teia (Bobonaro).

 

13 Comments

  1. Muito obrigado pelos elogios de todos. Estou feliz por lerem o meu trabalho sobre o Timor Leste.

    Matheus Candido

  2. Marli, muito obrigada por sua visita. Encaminharei as mensagens de todos vocês ao Matheus.

  3. Matheus!

    Buscar informações na internet é o primeiro passo. Selecionar as informações relevantes e reelaborar o que entendemos sob a nossa forma de ver as coisas, vem em seguida Parabéns!Interessante o tema da pesquisa. Abraço!

  4. Professores, muito obrigada pela visita! Eu respondi aos seus comentários lá no nosso grupo Blogs Educativos.

    Teresa, obrigada pela sugestão. Já me cadastrei no site que você sugeriu.

    Do Carmo, obrigada! Respondi seu email e pode contar comigo.

  5. Parabéns Matheus pelo seu trabalho. Apendemos sempre mais com o outro e gostei de ler o texto que vc enviou,que me enriqueceu muito.
    Andréa, vc tb está de parabéns pela iniciativa e pela forma que conduziu o trabalho. São de educadores assim que precisamos. Seu Blog está ótimo!!! Sucesso para vc e seus alunos.
    Bjs,
    Maria do Carmo

  6. Muito bom o texto, informativo e enxuto. Bom conhecer sobre um país de língua portuguesa (ainda que falado por uma minoria) na Ásia.

    Infelizmente, mais um país pobre e atrasado, no bojo da herança do processo colonial Ibérico.

    Um abraço

  7. Olá, Matheus,
    Gostei muito do que li. Sua pesquisa foi bem consistente e seu texto também está claro e bem estruturado. Você me deu a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o Timor Leste e, graças ao blog, dá a muitas outras pessoas a mesma oportunidade. Parabéns pelo trabalho.

    Profª Andréa, parabéns pela orientação desta atividade. É mais ou menos esse o papel do professor antenado com os novos tempos. Já que as informações estão mais acessíveis e em todos os lugares, é importante orientar o aluno a selecionar, organizar, reformular e manipular as informações que encontra na net, para adequá-las a seus propósitos. Parabéns.

  8. Andréa 🙂 Oi
    Daqui é a Teresa Pombo, de Portugal. Também faço parte do grupo Blogues educativos.
    Vim dar-lhe os parabéns por este seu blogue! É um espectáculo! Admiro muito o seu trabalho!

    Venho também convidá-la a associar-se a uma rede que começou em Portugal mas que já tem membros de vários países. Gostava de ver o seu trabalho divulgado por lá. Estamos em
    http://interactic.ning.com/

    Um abraço!

  9. Parabéns!
    Toda a turma e a professora estão de parabéns.
    Sou professora de Geografia, aqui na cidade de Ijuí, no RS. Já havia falado para a professora Gládis em um post o quanto achei legal esta atividade e que irei "copia-la" assim que o conteúdo for pertinente e passei para a professora de Portugues de minha escola este endereço para que ela veja as produções de vocês e seja minha parceira ao aplicá-la aqui.
    Um abraço bem forte dos gaúchos

  10. Matheus e Andréa

    Gostei de ler seu texto,pois a gente sempre aprende mais um pouco com as pequisas na internet. Pesquisar vai muit além do simples copiar, é preciso selecionar bem as informações relevantes e colocar de forma atraente para o leitor, assim como você fez. Parabéns!

    Gládis
    http://professoragladis.blog.br

  11. Muito bom Matheus! Seu texto ficou muito legal, parabéns para você e sua professora! E continuem se aventurando na blogosfera, vale à pena 🙂

  12. Olá,Andréa,ólá Mateus:
    Parabéns pelo trabalho.Mateus, eu aprendi um monte de coisas sobre Timor Leste, que eu não sabia, ao ler seu texto.
    Parabéns à profª Andréa, a você e aos outros alunos, pelo desafio de postar em blog.
    Abs

  13. Olá Matheus!
    Sou paranaense e moro em Belém (PA). Como professora aprendente valorizo muito esse tipo de aprendizagem: através da pesquisa – em vez de aula, prova e cola, a participação ativa do aluno, desta forma se prescreve a elaboração própria, e se o combustível é a curiosidade bem trabalhada, assim você escolhe e compulsa material, lê com autonomia e discute com mais base. Parabéns pelo detalhamento, fiquei impressionada e muito curiosa ao saber que há 15 línguas além da materna. Como será que as crianças aprendem por lá?
    Maria do Rocio

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Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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