Sem categoria

Brasil

Durante alguns  dias, serão  publicados  os  textos de alguns  de meus alunos, que fizeram  uma   bonita pesquisa  sobre os países  lusófonos. Hoje publico  Brasil, escrito pelas alunas   Cíntia Carvalho,  Jessica  Lira, Maria  Carolina Canadas; elas  apresentaram  um excelente seminário  sobre o   tema e montaram o slide usado neste texto.


Brasil, um país capitalista, subdesenvolvido, com aproximadamente 190 milhões de habitantes.


O país, anteriormente chamado Pindorama (terra, lugar ou região da Palmeiras), recebeu o nome de Brasil por ter uma quantidade abundante de pau-brasil – uma árvore da qual era extraída uma tinta vermelha para colorir tecidos – em seu território. O Brasil, anteriormente habitado somente por índios, se viu obrigado a revogar vários de seus costumes por conta da colonização portuguesa. Em 1757, o uso do tupinambá (até então língua utilizada pelos indígenas) foi proibido por uma Provisão Real. Isso aconteceu porque era desejo dos portugueses que o tupi fosse totalmente suplantado pelo português, para ajudar na comunicação dos imigrantes que vinham da metrópole. No ano de 1759, o português estabeleceu-se definitivamente, recebendo como herança algumas palavras indígenas e posteriormente, com a chegada dos escravos africanos, também recebeu algumas palavras em seu vocabulário.


A República Federativa do Brasil tem seu território localizado totalmente no ocidente, no continente Sul Americano. Esse país tem seu território cortado por duas linhas imaginárias, o Trópico de Capricórnio e a linha do Equador. Ainda apresenta 93% de seu território no Hemisfério Sul e 7% no Hemisfério Norte.
O Brasil é o quinto país do mundo em extensão territorial, com 8.511.996 Km², é considerado um país de dimensões continentais e isso faz com que ele tenha três fusos diferentes.


A população brasileira é formada por diversos povos: europeu, africano, ameríndio e asiático. Essa mistura de etnias faz com que haja mistura nos costumes de um país. A culinária brasileira, por exemplo, recebe influência dos indígenas, escravos e portugueses.


Este país também é reconhecido por suas festas, como o carnaval e pelos esportes em que se destaca como o futebol; muitos estrangeiros e brasileiros chegam a dizer que o Brasil é o país do futebol.


Mas como todo paraíso tem seus defeitos, apesar de ser um país muito rico em flora e fauna, o Brasil não sabe dividir igualmente suas riquezas, desencadeando desemprego, fome, miséria.



Referências Eletrônicas :
·        A Língua Portuguesa no Brasil,por Eduardo Guimarães, disponível em : http://cienciaecultura.bvs.br/scielo Acesso em :10/05/2009
·        New York Times, disponível em :
Acesso em 10/05/2009.

Já conhece nossa página de fãs no Facebook?

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados