Palavras cruzadas na sala de aula

12 828
Em minhas últimas  aulas, eu realizei duas  atividades diferentes com  com os alunos do Ensino  Médio: um caça-palavras e a palavras cruzadas. Antes de  iniciá-las,  fiz questão  de esclarecer os objetivos  daquelas tarefas: desenvolver a atenção, estimular  a  percepção  visual, fixar  conteúdos. Acredito que os  alunos precisam ser  informados  dos motivos pelos  quais  estão realizando uma   determinada tarefa e não outra, assim como os   objetivos que o professor  pretende  atingir. No dia 18 de abril,foi publicado aqui no blog o texto Caça-palavras na sala de aula, cujo objetivo  era sugerir a   utilização de   um site que disponibiliza ferramentas para a criação de  um caça-palavras. O texto  de   hoje é um tutorial sobre as   funções  básicas  de um programa  chamado Crossword, que permite criar palavras cruzadas  a  partir de qualquer  tema, podendo , portanto, ser aproveitado e, qualquer disciplina.


Após  acessar o site Eclipse Crossword e realizar o download, abra  o programa  e  siga as  orientações abaixo:
Na tela  de  boas-vindas, selecione o  primeiro item. Este determina que um novo jogo será criado; para abrir e editar um jogo existente, basta escolher a  segunda opção. Para  prosseguir, clique  no botão NEXT. Na segunda tela, escolha o primeiro item novamente e  prossiga.
(Clique nas imagens para ampliar.)
Crossword1
Crossword2

A seguir, prossiga com  a  criação da lista de  palavras que  dará origem ao jogo:

Crossword3
 1. Neste quadro aparecerão as  palavras que comporão o diagrama da palavra cruzada.

2.  Digite a palavra escolhida.

3.  Digite a  dica ou conceito que definirá a  palavra digitada no item   anterior.
Crossword4
4.  Clique em Add Word  to list. Repita os  passos de  1 a  4 para adicionar  quantas palavras desejar.

5. Clique em next para prosseguir

Crossword5

 

6.  Defina se deseja   criar uma palavra primária para seu jogo ou  não. Para isso, basta  selecionar uma da lista.
Crossword6

7.  Escolha o título do seu jogo.
8. Se desejar,  digite o  nome ao  qual será  atribuída a autoria do jogo.

Crossword7

Nesta tela, aparecem o número de  colunas  e  linhas que terá o diagrama. Cada linha  e  cada  coluna correspondem a  uma  letra. A medida padrão é 20 X 20; para alterar, mude os  números.
Crossword8

9. O jogo está pronto e pode ser visualizado na  tela do  programa.
10. Se a  organização das palavras na  tela não agradar,  clique em Make  another puzzle like this one. O programa  reorganizará a  tela até que esta lhe agrade.

 

Crossword9

Seu   jogo está pronto e é hora de salvá-lo. Há  duas  opções para fazê-lo:  salvar  tudo ou apenas a lista de palavras; basta escolher  entre  Save Crossword ou Save  word List.

Crossword10

11.  Uma das vantagens do  Crossword é a possibilidade de  imprimir quantas cópias  forem  necessárias. Observemos, então, os itens dessa  tela:
Answer key. Nesta coluna,  será definida  os  itens  para a   impressão do  gabarito de seu  jogo. O primeiro  item, imprime apenas o diagrama com as respostas; o segundo cria apenas  a  lista de palavras e as definições  usadas no momento em que o jogo  foi criado.
Empty  puzzle. Esta coluna define como seu jogo será impresso  para  uso. Na imagem  acima,  o programa foi preparado para  impressão  do jogo com o diagrama  e as dicas a serem  usadas. Para imprimir cada uma das alternativas,  clique no link Print everything…
12.  Publicar na web também é um recurso que pode ser  utilizado. Na  guia Save  as web page, clique no  link Java  Script. Um arquivo será salvo com extensão .html.  Ao abri-lo, surgirá uma simulação de web page.  A  página  de  boas vindas  instrui  o  usuário  a  clicar em  qualquer palavra para  iniciar  o jogo. A tela  ficará, então, como  no exemplo abaixo:
Para publicar o jogo em   versão web é  necessário   hospedar o  arquivo gerado  pelo programa em um site de compartilhamento de arquivos. Para este post, utilizei  o 4Shared, que   oferece  o serviço gratuitamente e  faz  verificação  de vírus antes que o  usuário faça o download.  Há, no entanto,  outras opções como  o Google  Docs (quem assina algum serviço do  Google  já  tem direito a ele)  e  o Skydrive (para quem  possui uma conta Hotmail).  O professor deve, portanto, avisar aos alunos que eles farão o  download de um arquivo  que abrirá  normalmente como   uma página da   internet. Para ver como fica  o jogo  na  página, clique AQUI .

É sempre  bom lembrar que esses  “joguinhos” funcionam como um recurso  didático a mais, mas  não substituem o bom senso do  professor. Apesar de as palavras cruzadas  serem  construídas a partir de conceitos que servem  de  dicas  para identificar os  vocábulos a serem escritos  nos espaços, a  ideia não é fazer que os alunos  os decore; portanto, outras  atividades devem ser realizadas para o aprendizado desses conceitos, algo além do mau hábito de decorar.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa e Literatura. Especialista em Teoria Literária pela UERJ. Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

View all contributions by Andréa Motta

Website: http://conversadeportugues.com.br/sobre/

Similar articles

12 Comentários

  1. webdigitaleducator 23 de abril de 2009 at 18:17

    Andréa, você está se tornando a “rainha” dos tutoriais pedagógicos, hahaha. Escrever um post como este exige dedicação… Mais uma dica legal a levar para a sala de aula. Um grande abraço

  2. Andréa Motta 23 de abril de 2009 at 18:32

    Obrigada, Michel. Realmente foi um post trabalhoso, quase desisti dele, mas terminei.

  3. leonorcordeiro 24 de abril de 2009 at 14:19

    Querida Andréa, muitíssimo obrigada por sua participação no aniversário do MUNDO ENCANTADO DE CECÍLIA MEIRELES.
    Sua presença ajudou a abrilhantar a festa.
    Mil beijinhos!!!!

  4. Esther Alcântara 24 de abril de 2009 at 17:32

    Olá, Andréa,
    Muito obrigada por sua visita ao meu blog e por me dar a oportunidade de conhecer o seu, de qualidade ímpar.
    Foi um presente receber uma opinião positiva sobre meus textos de alguém que sabe o que diz, como você. E olha que hoje é meu aniversário!
    Também sou formada em Letras (Português/Inglês)e fiz Especialização em Língua Portuguesa, mas não leciono. Trabalho como revisora de textos, atividade que adoro.
    Vou recomendar este seu blog para amigos professores. Esta idéia das cruzadas é excelente, sei que muitos vão curtir e aproveitá-la. Parabéns!
    Depois passo para conhecer o outro blog.
    Beijos.

  5. Cristiane Marino 26 de abril de 2009 at 2:56

    Oie!

    Eita que fiquei intimidada a escrever certinho aqui e deu até medo rs!

    Retribuindo sua visita e comentário. O Seu blog é um espetáculo, show de criatividade logo se vê que estamos falando de alguém muito dedicada e determinada!
    Parabéns!

    Gostei muito daqui,
    bjinhos

  6. Amara Pedrosa 20 de maio de 2009 at 12:24

    Andréa,

    Parabéns pelo blog, já divulguei para os colegas professores e alunos.
    Palavras cruzadas e outros jogos são muito interessantes para rever conteúdos.
    O Hot Potatoes e o Edilim também são excelentes para criar estas e outras atividades. O Edilim tem a vantagem de ser portátil, podendo ser carregado em pendrives ou CD/DVD, pena que só funciona no Windows.

    Vou testar o programa que você sugere.

    Abraços

  7. Andréa Motta 20 de maio de 2009 at 13:33

    Leonor, Esther, Cristiane e Amara, muito obrigada pela visita e pelos comentários.

  8. Bronca no Trombone 22 de maio de 2009 at 16:46

    Andréa,

    Eu sou criador de palavras cruzadas e passatempos. Estou procurando escolas do Brasil todo para oferecer os meus serviços.
    Você acha que é muito difícil? Já contatei mais de 50 escolas entre anteontem e hoje. Só duas pediram amostras do meu material.
    Ah, eu baixei o Eclipse, fiz uma cruzadinha e ficou boa.
    Foi por causa desse tutorial maravilhoso, neste post excelente, que perdi a timidez de escrever-lhe e dizer o que faço.
    Se você puder me ajudar de alguma maneira, fico-lhe imensa e infinitamente grato.

    Um beijo e sucesso!

    André

  9. Edilma 25 de fevereiro de 2012 at 12:02

    Oi adorei seu tutorial. Por acasa vc teria o tutorial de como criar as outras paginas do edilim? Por favor se tiver, poderia me disponibilizar via email?

  10. Maria das Graças 30 de julho de 2012 at 8:25

    Amei este tutorial, peço sua permissão colega para utiliza-lo com uma video aula.
    Analisando algumas ferramentas para uso pedagogico do professor, encontrei seu site.
    Esta video aula fará parte de uma disciplina do Curso de computação.

    • Andréa Motta 30 de julho de 2012 at 13:44

      Maria das Graças, você pode adaptar o texto de acordo com a necessidade de seu site. Quanto às imagens, eu fiz print screen conforme ia utilizando o programa. Obrigada por sua visita.

Não conseguiu comentar com a conta do Facebook? Comente aqui!

Professores na web

Propriedade

Protected by Copyscape Duplicate Content Penalty Protection

MyFreeCopyright.com Registered & Protected