Língua Portuguesa

"Vendem-se casas" – mais um caso de concordância

Todos já vimos aquelas plaquinhas de aluguel ou venda de imóveis. Geralmente, o que se vê por aí é a seguinte frase “Vende-se casas“, “Aluga-se apartamentos“. O problema é que estas frases contêm um pequeno equívoco quanto ao uso do verbo.

 

Nestes dois casos, devemos entender que há mais de uma casa sendo vendida e há mais de um apartamento sendo alugado. Em construções desse tipo, podemos pensar da seguinte maneira: “Casas são vendidas“, logo “Vendem-se casas“; “Apartamentos são alugados“, logo “Alugam-se apartamentos“. Nestas orações, casasapartamentos são sujeitos dos verbos a que estão ligados.

Deste modo, deve-se dizer “Aluga-se apartamento” ou “Alugam-se apartamentos”; “Conserta-se rádio” ou “consertam-se rádios”. Observe-se, no entanto, o uso do verbo naquelas placas que anunciam emprego: “Precisa-se de pedreiro“, “Precisa-se de pedreiros“. Nesta caso, o verbo é usado no singular.

3 Comments

  1. Seus esclarecimentos são simples e eficientes. Podemos dizer: competência didática.
    Parabéns, professora Andréa.
    Pedro

  2. PARABÉNS POR TER GERADO MAIS UM MATERIAL DE GRANDE QUALIDADE E COM O PASSAR DOS TEMPOS, COM A SUA INTELIGÊNCIA E BOM GOSTO, FICARÁ MELHOR AINDA. SAÚDE, PAZ E SABEDORIA SEMPRE.

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados