Uma leitora do blog enviou-nos a seguinte pergunta: “Quando é usado esse / este, isso / isto?”. Primeiro, devemos nos lembrar de que estes vocábulos são pronomes demonstrativos e servem para situar, no tempo e no espaço, a pessoa ou coisa a que nos referimos. São pronomes demonstrativos: este / estes, esse / esses, aquele / aqueles, isto, isso, aquilo.
Quando somos crianças, aprendemos o uso destes pronomes de modo bem simples: este, esta e isto indicam o que está perto de quem fala; esse, essa e isso, o que está perto da pessoa com quem se fala; aquele, aquela , aquilodenotam o que está distante de quem fala e de quem ouve. Observemos os exemplos:
- Esta casa está cheia de flores.
- Essa sua blusa é muito bonita.
- Aquele apartamento foi posto à venda.
Além de indicar a proximidade entre o falante e o objeto de que ele está falando, há outros usos que devem ser considerados. Os demonstrativos servem, ainda, para indicar o afastamento ou proximidade temporal, ou retomar um elemento citado em um texto.
1º ) Emprego dos demonstrativos este, esta, isto indicam:
- o que está perto da pessoa que fala: Este livro é meu.
- o tempo presente em relação à pessoa que fala: Esta tarde está belíssima.
- retomada de algo dito anteriormente ou antecipação do que vai ser dito: “Que você seja feliz, isto é o que lhe desejo.”; “É isto o que lhe desejo: que você seja feliz!”
2º) Esse, essa e isso indicam:
- o que está perto da pessoa a quem se fala: Quem é essa moça com você?
- o tempo passado ou futuro com relação à pessoa que fala: “Bons tempos, Manuel, esses que lá se vão!”
- Retomada de um termo dito pelo interlocutor:
– Não esqueça de tomar seus remédios.
– Já fiz isso.
3º) Aquele, aquela e aquilo denotam:
- o que está afastado tanto da pessoa que fala como da pessoa a quem se fala: “Quem aquele rapaz que vem ali?”
- um afastamento no tempo de modo vago ou uma época remota: “Naqueles tempos, Jesus estava reunido com seus discípulos…”
Apesar das orientações da norma culta, o que se vê por aí é o uso indiscriminado dos pronomes demonstrativos esse e este, isso e isto , nas referências a outros elementos no texto escrito. Tal uso é tão corrente, principalmente no Brasil, que alguns livros didáticos já não mostram mais as diferenças aqui mencionadas.
A frase está correta? A casa do vizinho está pegando pegando fogo, o mundo tem que ajudar a apagar este fogo.
Dedico esse livro ou dedico este livro?
Se você vai escrever uma dedicatória com essas palavras, então “Dedico este livro”.
Olá!
Estou passando para lembrar sua participação na Blogagem Coletiva “Interlúdio com Florbela”, na próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro. Noventa Blogs se inscreveram para participar, e como agradecimento pelo carinho de todos esses blogueiros, criei um espaço onde vou publicar todos os posts da Blogagem Coletiva, bem como o respectivo link do blog… Dá uma passadinha prá ver como vai ser, e aproveita para imaginar como vai ficar lindo o seu post por lá!
Ah… e lembre-se: são 90 blogs participantes… pode ser que não consiga publicar o seu post logo na segunda-feira, mas vou fazer o possível para que, até terça-feira todos estejam postados…
Espero que goste!
Beijos!
♥
http://interludioemflorcomflorbela.blogspot.com/