“Qual é a forma correta: ‘Os Estados Unidos são’ ou ‘Os Estados Unidos é?’.
Por favor, tire-me essa dúvida, pois eu já vi das duas formas.”
L.M.
Os nomes de lugar, assim como os títulos de obras, que têm forma de plural são usados como singular apenas se não vierem precedidos de artigos. Desta maneira, devemos dizer “Os Estados Unidos são uma grande potência” ou “Estados Unidos é uma grande potência”.
Comparemos a outros exemplos:
Suspiros Poéticos e Saudades é a obra que inaugurou o Romantismo brasileiro.
Vassouras é uma cidade no estado do Rio de Janeiro.
Os Maias são um livro de Eça de Queirós.
Leia mais sobre concordância verbal:
A porcentagem e a concordância
Estudei o assunto recentemente, e pelo que apreendi, a regra apresentada está correta. Entretanto, no caso específico do verbo SER, a concordância seria facultativa. “Os Estados Unidos é/são um país”, “Os Lusíadas é/são um livro”.
Os correios é uma empresa pública? Dói o ouvido, mas parece que está certo.
Os Correios são…
Apenas um complemento! =D
Este texto em inglês ajuda bastante na duvida cruel sobre o EUA.
(The United States Is… Or Are?)
https://www.visualthesaurus.com/cm/wordroutes/the-united-states-is-or-are/
Necessário traduzir… Quem tiver interesse, joga no google tradutor!
Obrigada pela contribuição!
Na frase abaixo, qual forma estaria certa?
A lei é dos estados unidos, ou a lei são dos estados unidos.
Carlos, o verbo concorda com o seu sujeito e, neste caso, é LEI; portanto, o verbo permanece no singular. Obrigada por sua visita!
No caso, a lei é dos Estados Unidos, pois a concordância é com a lei.
Eu já havia respondido isso.
Depende do uso do artigo.
Caso não possua artigo o verbo ficará no singular.
Caso o artigo esteja no plural o verbo flexona para o plural.
Estados Unidos venceu a gerra.
Os Estados Unidos venceram a gerra.
Alessandro, foi exatamente isto que escrevi no texto!
Olá, professora!
No caso da polêmica de ‘Os Maias são…” ou ‘Os Maias é…” não seria mais fácil explicar que se trata de uma silepse (concordância ideológica), em que o verbo concorda com a palavra que ficou subentendida (obra) e não com a palavra que está escrita, expressa (Maias) ?
Uma coisa que me intriga é o fato de que num filme americano, do qual não lembro o nome, uma personagem quando fala da união dos estados americanos diz que antes da união costuma se dizer “the United States are” e após passou-se a dizer ” the United States is”. A intenção da fala da personagem era dizer que os estados unidos de deixaram de ser um aglomerado de estados para ser tornar uma única nação.
Interessante a sua observação, Fábio. Obrigada pela visita!
Fabio, na verdade é um personagem, Benjamim Gates, interpretado por Nicolas Cage…O filme se chama National Treasure, muito bom por sinal.
Bem, depois de muitos “post”, a pergunta inicial não foi respondida.
Quem perguntou, pode não ter entendido sobre a “concordancia verbal”. Às vezes, as pessoas não têm acesso à bons professores. Me desculpe a opinião, mas, se tivesse respondido que, “Os Estados Unidos” é…. Tiraria a duvida de quem perguntou e não traria tanta polêmica. E, me desculpe eventual erro de pontuação pois estou num Iphone.
Marcos, veja o que diz o texto: Os nomes de lugar, assim como os títulos de obras, que têm forma de plural são usados como singular apenas se não vierem precedidos de artigos. Desta maneira, devemos dizer “Os Estados Unidos são uma grande potência” ou “Estados Unidos é uma grande potência”. A pergunta foi, portanto, respondida. Obrigada pela visita ao blog.
Ah sim, agora ficou claro. Obrigado!
Fiquei pensando neste assunto ontem e me surgiu uma outra dúvida também pertinente ao caso em apreço.
Foi colocado a regrinha exposta acima para quando for o caso de nomes de lugar, assim como título de obras. E quando for no caso de acrônimos, qual seja, BRICS. (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Neste caso minha dúvida também é grande, pois se for falar “do” BRICS como uma palavra que representa um conjunto de países agrupados, uma sigla, usa-se “O BRICS”, já que este S ao final da palavra não representa plural, mas sim o país África do Sul.
Agora, se eu estiver falando de BRICS no sentido de união de 5 letras e não necessariamente do “bloco” criado, aí sim posso usar OS BRICS’S, desde que venha precedido do apóstrofo e o “s”.
Correto?
Pergunto à senhora, pois já vi as duas formas escritas em textos de renome.
Mais uma vez obrigado pela atenção.
Abraços!
André,
Sobre o uso do apóstrofo, as gramáticas e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (2009) são bem claros: ele só é usado para indicar supressão de letras em casos bem específicos – o que não se aplica a siglas e abreviaturas.
Quanto ao plural de abreviaturas, o prof. Evanildo Bechara explica no site da Academia Brasileira de Letras: ” Já está assentado que o plural de abreviatura ou sigla se faz mediante o acréscimo de um ‘s’ pluralizador, sem emprego do apóstrofo. “
Professora, fiquei na dúvida quanto ao exemplo do livro Os Maias. Neste caso não seria “Os Maias” é….. pois, o artigo neste caso se refere ao nome da obra e segundo o que a senhora escreveu, quando é nome de obra coloca-se no singular.
Desta forma me resta a seguinte dúvida: Quando há artigo no plural em nome de obras, coloca-se “são” e não “é”?
Não poderia dizer: O “Os Maias” são…..
‘Os Mais” é…..
Não sei se me fiz entender.
Obrigado.
André, releia o que está escrito em meu texto:
“Os nomes de lugar, assim como os títulos de obras, que têm forma de plural são usados como singular APENAS SE não vierem precedidos de artigos. ”
O título da obra de Eça de Queiroz contém artigo flexionado no plural, certo? Logo, o verbo concorda com o artigo!
As regras de concordância não são questões de concordar ou não? Obrigado você, pelo blog. Também tenho um.. comprandoemorando.blogspot.com.br
Rodrigo Oliveira, se você estava atento aos comentários, deve ter percebido que meu comentário “não é uma questão de concordar ou não” referia-se a um outro comentário (que me parece também seu) em que há o trecho “Desculpe a ignorância, mas discordo”. Obrigada pela visita!
Professora vc deve rever algumas coisas antes de ensinar da forma errada.
Wilian, o que você considera errado no texto? Por favor, esclareça e faça a correção!
Achei claro, só o último exemplo que não me entra na cabeça, muito estranho.
Se eu estiver me referindo à obra, não estaria correto: Os maias é um livro… ?
Neila, como você leu no artigo, “os títulos de obras que têm forma plural são usados como singular apenas se NÃO forem precedidos de artigos”; portanto, dizemos (e escrevemos) “Os maias são…”.
obrigada professora!
Por nada, Neila! Obrigada pela visita!
Desculpe a ignorancia, mas discordo. Os Maias são? E se eu reverter? Não ficaria estranho.. “São o livro de Eça de Queirós: Os Maias?
Rodrigo, não é uma questão de concordar ou não; assim determinam as regras de concordância, por mais estranho que possa parecer. Obrigada pela visita ao blog!
Mas “Os Maias” Tem o artigo “os” como parte do título da obra, certo?
Pra mim também não disse nada. Continuo sem saber o correto. Que resposta mais M/E/R/D/A.
Caro Eduardo Silva, sugiro que releia o texto. Desta vez, com um pouco mais de atenção. Obrigada pela visita ao blog.
Professora, sinto muito por ter de ler respostas de pessoas mal educadas e ignorantes de pai e mãe. A senhora não merece isso. Parabéns e continue. Não esmoreça por causa de “pessoas” iguais a essas.
A resposta está muito clara no texto. Com determinante (artigo, por exemplo) = plural. Sem determinante = singular.
Antonio, leia o texto com atenção. Obrigada pela visita.
QUAL É A RESPOSTA ?? FICOU NA MESMA.