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Sala de aula – Trovadorismo

Na coluna Sala de aula, eu publico um pouco da minha rotina como professora, desde comentários  feitos pelos meus alunos do Ensino Médio até a divulgação do material usado nas aulas. Agora, trago o  Trovadorismo, movimento literário estudado hoje pelos alunos do primeiro ano.

Trovadorismo é o movimento que se desenvolveu durante os séculos XII, XIII e XIV na Península Ibérica e  no  sul da França. Durante este período, surgiram as cantigas, que eram poesias destinadas ao canto e acompanhadas de flauta, viola, alaúde e outros instrumentos. O compositor dessas cantigas era chamado de trovador e ao cantor dava-se o nome de jogral; por isso, o período ficou conhecido como Trovadorismo.

Na Idade Média, a língua  portuguesa ainda não tinha a estrutura que conhecemos hoje e a língua utilizada na composição das trovas era o galego-português, idioma que mantinha a unidade linguística entre Portugal e a Galiza (ou Galícia).

As cantigas foram organizadas em Cancioneiros, termo que designa as coletâneas das cantigas medievais. As mais importantes são: Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana, Cancioneiro da Biblioteca de Lisboa.

As cantigas podem ser classificadas em cantigas de amigo, amor, escárnio e maldizer, de acordo com o  tema abordado. Além destas, há as cantigas de Santa Maria atribuídas ao rei Afonso X e  feitas em honra a Maria, mãe de Jesus. Como enriquecimento para a aula, sugiro apresentar aos alunos o video Mandad’ey comigo, executado pelo grupo português que homenageia o trovador Martin Codax.

Mandad’ey comigo

Mandad’ei comigo / Ca ven meu amigo: E irei, madr,a Vigo!
Comigu’ei mandado / Ca ven meu amado: E irei, madr’,a Vigo!
Ca ven meu amigo / E ven san’e vivo: E irei, madr’,a Vigo!
Ca ven meu amado/ E ven viv’e sano E irei, madr’,a Vigo!
Ca ven san’e vivo/ E d’el rei amigo E irei, madr’,a Vigo!
Ca ven vi-v’e sano/ E d’el rei privado E irei, madr’,a Vigo!

A  versão em  português moderno

Avisou-me meu amor que vem vindo – Irei então, mamãe, para Vigo!
Mandou-me mensagem, está chegando meu amado – Irei então, mamãe, para Vigo!
Meu amor vem vindo, e vem são e vivo – Irei então, mamãe, para Vigo!
Meu amado vem vindo, e vem vivo e são – Irei então, mamãe, para Vigo!
Ele vem são e vivo, e do rei está amigo – Irei então, mamãe, para Vigo!
Ele vem vivo e são, e do rei é favorito – Irei então, mamãe, para Vigo!

Baixe o material   o material completo sobre o  tema:  Trovadorismo – a literatura da Idade Média (Abrirá uma página do Google Drive.)

Leia  também:
Trovadorismo  em slide – contém o slide sobre o tema
 
Gêneros literários em slide – antes de apresentar os movimentos literários, convém lembrar dos gêneros

8 Comments

  1. Madre deverá ser traduzido por mãe e não mamãe ou mamá.
    Não parece ser tão informal para se utilizar “mamãe”.
    Amigo é “amigo” de amizade e não é de amor. Amado sim, é relativo ao amor.

  2. o material tem sido de grande ajuda. no aperficoamento da lingua portuguesa.e no ensino em geral

  3. Andrea, parabéns pela qualidade do material. Esse é um dos conteúdos da Literatura que não desperta interesse dos alunos,mas com essa apresentação, a expectativa ,com certeza,será outra.Muito boa sugestão.

    1. Naura, muito obrigada! Realmente, os alunos não acham Trovadorismo um tema interessante e só percebem o porquê de estudar isso quando chegam ao Romantismo.

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Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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