Em 21 de março de 2013, eu publiquei o primeiro artigo da coluna Sala de Aula: Vanguardas Europeias. Na época, eu tive a ideia de divulgar algumas das atividades realizadas com os meus alunos. O que me inspirou fora o fato de sempre ver por aí planos de aula e sequências didáticas para o Ensino Fundamental e nada para o Ensino Médio. O que também me incomodava era a sensação de que os planejamentos não haviam sido testados em nenhuma turma. De março de 2013 até hoje, 23 de abril de 2016, foram publicados vinte artigos na coluna e eu selecionei dez para compor o primeiro e-book do blog.
Cada uma das sequências destina-se a turmas do Ensino Médio, mas creio que algumas possam ser adaptadas para o Ensino Fundamental. Para a elaboração deste material, considerei a média de alunos matriculados nas turmas em que trabalhei: cerca de 30 indivíduos. Compreendo que, em muitas redes de ensino, esse número passa de 40. Assim, é necessário que o professor esteja atento à sua realidade e à viabilidade de execução das propostas.
O e-book Conversa de Português na Sala Aula foi organizado em cinco partes: o que é sequência didática (SD), estudos linguísticos, estudos literários, estudos culturais e produção textual. Na primeira, explico brevemente em que consiste uma SD e suas partes constituintes; na segunda e na terceira, são abordados os pontos gramaticais e literários; na quarta, enfatiza-se o ensino da cultura afro-brasileira, conforme previsto na Lei Nº 10.639/03 e na Lei Nº 11.645/08; na última, a produção textual.
Clique na imagem
Atualização em 31/12/2019: Para realizar o download do material, não é mais necessário tornar-se assinante do blog. Para acessar o e-book, clique AQUI (Será aberta uma página do Orangedox.)
Espero obter ajuda através deste e-book. Sou iniciante na profissão e tenho vontade de fazer um bom trabalho em sala de aula. Obrigada.