Apresentamos hoje mais uma questão comentada do ENEM 2014. Selecionamos aquela cujo tema eram os empréstimos linguísticos – uma parte do que costuma ser abordado nas escolas sob o rótulo de Formação de palavras. Como já explicamos nos textos anteriores, a estrutura de apresentação é a seguinte: apresentação da questão, competência e habilidade correspondente da matriz de referência do INEP, gabarito oficial, comentário e link para estudos. Utilizamos o caderno rosa como referência.
Questão 114
A forte presença de palavras indígenas e africanas e de termos trazidos pelos imigrantes a partir XIX é um dos traços que distinguem o português do Brasil e o português de Portugal. Mas, olhando para a história dos empréstimos que o português brasileiro recebeu de línguas europeias a partir do século XX, outra diferença também aparece: com a vinda ao Brasil da família real portuguesa (1808) e, particularmente com a Independência, Portugal deixou de ser o intermediário obrigatório da assimilação desses empréstimos e, assim, Brasil e Portugal começaram a divergir, não só por terem sofrido influências diferentes, mas também pela maneira como reagiram a elas.
(ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006)
Os empréstimos linguísticos, recebidos de diversas línguas, são importantes na constituição do Brasil porque
(A) deixaram marcas da história vivida pela nação, como a colonização e a imigração.
(B) transformaram em um só idioma línguas diferentes, como as africanas, as indígenas e as europeias.
(C) promoveram uma língua acessível a falantes de origens distintas, como o africano, o indígena e o europeu.
(D) guardaram uma relação de identidade entre os falantes do português do Brasil e os do português de Portugal.
(E) tornaram a língua do Brasil mais complexa do que as línguas de outros países que também tiveram colonização portuguesa.
Gabarito oficial: A
Competência:
Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
Habilidade:
H20 – Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.
Comentário: O texto informa ao leitor que o contato da língua portuguesa com as línguas indígenas e africanas contribuiu para a formação do português brasileiro e sua consequente diferença em relação ao português europeu. O candidato deve atentar que o conteúdo cobrado pela questão é a formação do vocabulário português.
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