Já expliquei no texto O que são figuras de linguagem? que uma “palavra tem valor conotativo ou afetivo quando seu sentido é usado de forma modificada de modo a provocar um efeito particular” e que as figuras de linguagem correspondem ao uso conotativo da linguagem. Esse é um tema recorrente no Exame Nacional do Ensino Médio e nos vestibulares. Assim, atendendo a um pedido dos meus alunos, eu selecionei algumas das questões aplicadas no ENEM no período de 1998 a 2012, a fim de que eles as resolvessem como exercício.
Veja abaixo uma dessas questões:
(ENEM 2000)
Bicho urbano
Se disser que prefiro morar em Pirapemas
ou outra cidade pequena do país
estou mentindo
ainda que lá se possa de manhã
lavar o rosto no orvalho
e o pão preserve aquele branco
sabor de alvorada.
[…]
A natureza me assusta.
Com seus matos sombrios suas águas
suas aves que são como aparições
me assusta quase tanto quanto
esse abismo
de gases e de estrelas
aberto sob minha cabeça.
(GULLAR, F. Toda poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991)
Embora não opte por viver numa pequena cidade, o poeta reconhece elementos de valor no cotidiano das pequenas comunidades. Para expressar a relação do homem com alguns desses elementos, ele recorre à sinestesia, construção de linguagem em que se mesclam impressões sensoriais diversas. Assinale a opção e que se observa esse recurso.
(A) “me assusta quase tanto quanto /esse abismo/ de gases e de estrelas/ aberto sob minha cabeça.
(B) “e o pão preserve aquele branco/ sabor de alvorada.”
(C) “ainda que lá se possa de manhã / lavar o rosto no orvalho”
(D) “suas aves que são como aparições / me assusta tanto quanto”
(E) “A natureza me assusta./ Com seus matos sombrios suas águas”
Gabarito e comentário.
ALTERNATIVA B. Sinestesia é a figura de linguagem caracterizada pelo uso de aspectos relativos a impressões sensoriais diferentes para a construção de uma ideia. Note que em “…aquele branco sabor de alvorada…”, temos termos que remetem a duas impressões: branco e alvorada (visão), sabor (paladar).
Não deixe de fazer o simulado sobre figuras de linguagem! São 31 questões comentadas e, ao término, você saberá sua porcentagem de acertos e o tempo gasto na resolução do exercício. Clique AQUI e responda!