” …texto é lugar de interação de sujeitos sociais os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos..”
Ao receber o convite da professora Andréa Motta para escrever aqui (uau, que honra), pensei logo de primeira….o que escrever….o que faria sentido? Daí, me deparei com esse trecho da professora Vanda Maria Elias e quis trazer essa questão para refletirmos um pouco juntos.
Quando falamos que o texto é lugar de interação, partimos do pressuposto que nele não há passividade. O leitor tem um papel primordial de atividade e de participação na constituição de sentidos, com toda a sua bagagem e repertório. Ali ele vai tecendo sua história também e vai se construindo, a partir da leitura. Lembro de uma experiencia particular, sabe, quando me deparei com a leitura de Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector (um dos meus preferidos). Este livro começa com uma vírgula e eu fiquei paralisada (sim, literalmente) porque não conseguia iniciá-lo. Pensava: como poderei entender, se não tem o início da história aqui descrito? Ora…eu é que desenharia o inicio da história…e, por mais que todas as histórias tenham “inícios”, nós, leitores, estamos a todo momento, interagindo com as obras, construindo e desconstruindo o dito e o não dito, para edificarmos os sentidos do texto, para daí sim, crescermos enquanto pessoas que somos.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais temos a definição de que “a leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto”, ou seja, é troca, é lugar de ativarmos nossas estratégias de leituras e nosso repertório cognitivo a fim de sairmos mais ricos dessa construção de sentidos. Topas encarar essa viagem?Nos vemos na próxima estação… Até lá!
Joseane Ribeiro é graduada em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professora voluntária no Pré-vestibular Comunitário da Paróquia Cristo Rei e é a nova colunista do blog Conversa de Português.
Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Cadastre-se para receber nosso boletim ou participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.
Que maravilha de texto! Excelente profissional da educação!
Manuella, obrigada pela visita ao blog e pelo comentário.
Ser de luz, com palavras de luz…
Tenho certeza do quão enriquecedor será sua passagem por aqui.
Sucesso e muita luz!!!
Clarice, muito obrigada pela visita ao blog e pelo comentário.
Parabéns pelo trabalho!!! Ótimo texto, bastante esclarecedor! 😍
Obrigada, Gisella, pela visita e pelo comentário elogioso. Volte sempre ao blog!
Super topo em estar presente aqui na “Próxima Estação “. Que papo gostoso heim.
Tenho certeza que esta viagem trará a cada leitor um enriquecimento de Alma!
Sucesso!😉😘🙌
Oi, Pri! Fiquei muito feliz por ver seu comentário lá na página e, mais ainda, vê-lo também aqui no blog. Adoro quando os amigos me visitam aqui. A Josi arrasou com esse texto, não é? Bem-vinda!
Jô para uma iniciante você arrasou, quero ler mais texto. Eu acredito no seu potencial, você vai longe.
Viviane, obrigada pela visita e pelo comentário no blog! A Josi arrasou mesmo!
minha mãe é a mais braba ❤
Que orgulho, né? Fico feliz por ter seu comentário aqui!
Uma honra estar aqui com todos vocês! 🤗
A honra é minha em ter você aqui !