A Universidade do Estado do Rio de Janeiro indicou para o Vestibular 2020 uma lista de leitura composta pelos seguintes títulos: Hora de alimentar serpentes, de Marina Colassanti; Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes; Antes de nascer o mundo, de Mia Couto, e Vidas secas, de Graciliano Ramos. O livro de Marina Colassanti foi usado como base para as questões 13 a 22 do primeiro exame de qualificação, aplicado em 9 de junho de 2019. Confira abaixo o gabarito oficial e a nossa análise das questões 13 a 18.
Para conferir a prova completa do primeiro exame de qualificação da UERJ, acesse aqui o arquivo PDF disponibilizado pela universidade. Gabarito neste link.
Questão 13
No conto de Marina Colasanti, Bem e Mal são ideias personificadas. Essa personificação é identificada pela narração de:
(A) ações
(B) crenças
(C) desejos
(D) sentimentos
Gabarito oficial: A
Comentário: A figura de linguagem personificação já havia aparecido na questão 11 (Clique aqui para conferir a nossa análise). Tal recurso de linguagem consiste na atribuição de características humanas àquilo que não é humano. Assim, no trecho transcrito do conto de Colassanti, tal figura aparece explicitamente por meio das ações atribuídas ao Bem e ao Mal: guardar, envolver, caminhar, discutir, trocar.
Questão 14
O título “Cena antiga” alude à repetição de um ritual, evidenciada pelo seguinte trecho:
(A) Amanhece o dia entre neblinas, (l. 1)
(B) se encontram para mais um duelo. (l. 1)
(C) Que não haja testemunhas. (l. 4)
(D) caminham até a taverna mais próxima. (l. 5-6)
Gabarito oficial: B
Comentário: Nesta questão, a chave para a resposta se evidencia por meio de uma expressão que estabelece a coesão entre dois momentos da narrativa: mais um duelo. Esse trecho liga aquele momento que está presente no texto e um anterior a que o leitor deverá inferir.
Link para estudo: Coesão – como costurar as partes do texto
Questão 15
É comum, no pensamento contemporâneo, o entendimento de que os conceitos de Bem e de Mal não são fixos, mas sim relativos a épocas e lugares. Esse entendimento se reflete no conto quando o Bem e o Mal têm a atitude de:
(A) mudar comportamento
(B) reafirmar argumentos
(C) radicalizar traição
(D) revelar ambições
Gabarito oficial: A
Comentário: A questão 15 exige atenção do candidato, que deverá analisar as ações atribuídas ao Bem e ao Mal após o afastamento das testemunhas. O narrador deixa claro que ambos mudam de atitude na ausência de outros indivíduos.
Questão 16
Observe a imagem abaixo, que reproduz o quadro de René Magritte chamado “A Clarividência”.
O par “semente-árvore” do conto pode ser comparado ao par “ovo-ave” do quadro, devido a uma mesma relação existente entre os elementos de cada par.
Essa relação expressa, no contexto das duas obras, a ideia de:
(A) simultaneidade
(B) possibilidade
(C) instabilidade
(D) uniformidade
Gabarito oficial: B
Comentário: O candidato deve reler os seguintes trechos do conto: “Desejou ter a beleza de uma árvore frondosa tatuada nas costas” e ” “mandou tatuar na base da coluna, bem na base, a mínima semente”, a fim de perceber que a semente tatuada é uma metáfora daquilo que se deseja para o futuro, assim como o ovo da tela de Magritte.
Questão 17
Tanto o conto de Marina Colasanti quanto o quadro de René Magritte põem em evidência a seguinte condição da criação artística:
(A) a razão
(B) a beleza
(C) a verdade
(D) a imaginação
Gabarito oficial: D
Comentário: A questão 17 é interpretativa. O candidato deve considerar, principalmente, a imagem de Magritte por meio da qual se evidencia a relação entre a realidade e a expectativa.
Questão 18
Na narrativa, o desejo inicial e a decisão final do personagem podem ser relacionados por meio da seguinte figura de linguagem:
(A) metonímia
(B) hipérbole
(C) antítese
(D) ironia
Gabarito: A
Comentário: Na metonímia, estabelece-se uma relação de contiguidade. É essa figura de linguagem que ocorre em expressões como “ tomar um copo d’água” ou “ler Marina Colassanti” , por exemplo. No conto utilizado na prova, tal recurso linguístico surge na utilização do trecho “a mínima semente” para representar toda a árvore que dela nasceria.
Link para estudo:
Confira AQUI também a nossa análise das questões de 01 a 12.
Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.