Na segunda-feira, 22 de outubro, o Conversa de Português completou seu décimo aniversário (Leia o texto Conversa de Português: 10 anos) e meu amigo Jesus Diogo Xavier me presenteou com um poema comemorativo para a data. Certamente, você já viu por aí alguns textos em que as letras iniciais ( ou centrais) de cada verso formam uma ou mais palavras: é a isso que se chama acróstico. Você sabe qual é a origem dessa palavra?
Origem grega
ACRÓSTICO deriva da junção de duas palavras gregas: akrostíkhion (extremidade) e stikhos (verso); ou seja, o “que está escrito na extremidade do verso”. Existem, pelo menos, seis tipos de acróstico de acordo com o professor Massaud Moisés:
Quando se juntam as letras iniciais, tem-se o acróstico propriamente dito que se lê na vertical. de cima para baixo ou no sentido inverso. Se a combinação se processa no meio dos versos, tem-se o mesóstico; se no fim, o teléstico. Quando as primeiras letras compõem o alfabeto, tem-se o abeccedarius, ou o acróstico alfabético. Se um nome é o nome é formado da primeira letra do primeiro verso, da segunda letra do segundo verso, da terceira letra do terceiro verso e assim consecutivamente, tem-se o acróstico cruzado. Pode assumir a forma de um palíndromo. (MOISÉS, 2004, p. 11)
Sendo assim, se você olhar novamente o texto do JD Xavier, verá que a primeira letra de cada verso, se lida na vertical, forma o título deste blog: CONVERSA DE PORTUGUÊS.
Leia mais no blog:
Você sabe o que é um palíndromo?
Bibliografia consultada:
MOISÉS, M. Dicionário de termos literários. 12.ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
Amei a explicação, estudei, criei e utilizei por diversas vezes em atividades pedagógicas, mas não conhecia a origem do nome.
Oi, Cimara. Seja bem-vinda ao blog! Fico feliz por saber que você gostou do texto.
Explicação objetiva, clara e esclarecedora.
Obrigada, Verônica, pela visita e pelo comentário.
Gostei muito a explicação pratica sobre acróstico e saber da origem dessa palavra. Por que as vezes usamos a ferramenta pedagógica e não conhecemos sua origem,
Severina, que bom você ter gostado. Seja bem-vinda ao blog!