Nós, professores, sempre estamos em busca de estratégias para dinamizar as nossas aulas ou reforçar algum conteúdo — isso acontece em qualquer disciplina. Como meu leitor sabe, eu gosto muito de trabalhar com vídeos disponibilizados na web, pois é uma maneira de ensinar aos meus alunos que é possível usar a internet como meio de estudo. Assim, a fim de ajudar outros professores, fiz uma seleção de 11 documentários ou entrevistas cujo tema são os escritores de língua portuguesa; em destaque, estão os que já usei com minhas turmas.
Clarice Lispector
Nascida na Ucrânia, Clarice Lispector chegou ao Brasil muito pequena, o que a fez solicitar a cidadania brasileira diversas vezes. O esforço foi em vão: mesmo tendo enviado o pedido ao presidente Getúlio Vargas, a solicitação jamais foi deferida. Suas obras estão inscrevem-se no contexto do Modernismo.
Assista Panorama com Clarice Lispector:
Se não conseguir visualizar o player, assista no YouTube. Duração: 28 min.
Cruz e Souza
João da Cruz e Souza é um dos principais autores do Simbolismo brasileiro. Filho de negros libertos, foi adotado pelo senhor da fazenda onde nasceu e recebeu uma boa educação, tendo sido matriculado nas melhores escolas. Após a morte de seu tutor, pôs-se a escrever crônicas abolicionistas. Após ser impedido de assumir um cargo na cidade de Laguna, intensifica sua luta pela Abolição e se transfere para o Rio de Janeiro. Suas obras Missal e Broquéis (1893) são consideradas um marco da obra simbolista no Brasil.
Assista ao documentário Cruz e Souza de lá pra cá:
Se não conseguir visualizar o player, assista no YouTube. Duração: 25 min.
Fernando Pessoa
Fernando Pessoa é um dos autores mais conhecidos da língua portuguesa. O que difere o poeta português dos demais é a heteronímia. Diferente do pseudônimo — em que o artista assume novo nome sem mudar suas características de escrita — na heteronímia ocorrem alterações estilísticas e vocabulares. Os heterônimos mais conhecidos de Pessoa são Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis.
Documentário: Biografia _ Fernando Pessoa
José Saramago
José Saramago foi o primeiro escritor de língua portuguesa a receber um Prêmio Nobel de Literatura, o que ocorreu em 8 de outubro de 1998. O escritor português produziu obras importantes como Memorial do Convento e O Evangelho segundo Jesus Cristo.
Se não conseguir visualizar, assista no YouTube.
Luiz de Vaz de Camões
Luiz de Camões é o autor da célebre poesia Os Lusiadas, epopeia que exalta a expansão marítima portuguesa. A obra camoniana insere-se no contexto do Renascimento.
Documentários:
Luiz de Camões – um marco da literatura (parte 1)
Luiz de Camões – um marco da literatura (parte 2)
Machado de Assis
O escritor foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e é considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Embora alguns manuais de Literatura o coloquem entre os escritores do Realismo, a obra machadiana contém uma ironia fina incomum às obras da época.
Documentário: Machado de Assis, o bruxo das palavras: o cronista e seu tempo
Monteiro Lobato
A obra de Monteiro Lobato é analisada sob o rótulo do Pré-Modernismo, uma vez que o escritor utilizou recursos e temas que só viriam a se consolidar após a Semana de Arte Moderna de 1922. Lobato é considerado por muitos como um divisor de águas na literatura infantil brasileira. Em 2009, houve intensa discussão sobre o racismo em sua obra; cabe, portanto, ao professor levar também o tema para as aulas de literatura após a leitura comentada dos textos.
Entrevistas:
Entrevista à Rádio Record (1948)
Marisa Lajolo fala sobre a obra de Monteiro Lobato
Frei Davi dos Santos fala sobre racismo em Monteiro Lobato
Pepetela
Pepetela é o pseudônimo do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos. É um dos mais importantes escritores africanos de língua portuguesa. Sua obra Mayombe foi leitura obrigatória no exame FUVEST 2017.
Entrevista: Entrevista Livre – Pepetela
Leia mais no blog:
Correspondências de Clarice Lispector
Fernando Pessoa, muitas pessoas
Você é professor e já usou outros documentários ou outras entrevistas em aula? Quais? Responda nos comentários.