Você sabe o que é paráfrase? Pode até ser que não, mas já usou muitas vezes esse recurso também chamado de recriação textual. É o que fazemos ao reescrever um texto com as nossas palavras, mas mantemos o sentido original.
Para elaborar uma boa paráfrase, é preciso ler bem o texto e identificar alguns aspectos importantes e isso nós fazemos em dois momentos de leitura: leitura inspecional, a fim de buscar os principais dados do texto (autor, assunto, tema) e leitura atenta, cujo objetivo é levantar os referenciais do texto lido (gênero textual, modalidade discursiva, informações mais importantes).
Observe a dupla de orações abaixo:
Os textos acima são manchetes publicadas nas versões on-line de dois jornais brasileiros e tratam do mesmo assunto: os servidores estaduais do Rio de Janeiro têm recebido seus vencimentos com atraso. Embora alterar e atrasar não sejam sinônimos, nós podemos considerar as duas orações acima como uma paráfrase, não porque as palavras são sinônimas ou porque a construção da frase seja semelhante, mas porque visam a informar a mesma coisa. A informação fornecida pelo texto poderia ter sido apresentada de outra maneira: Servidores, aposentados e pensionistas receberão salários com atraso.
Assista ao vídeo do professor Marcelo Leite e saiba como elaborar uma paráfrase:
Se não conseguir visualizar o player, clique AQUI.
Bibliografia consultada:
ILARI, R; GERALDI, J.W. Semântica. São Paulo: Ática, 2006.