É errado dizer que estou DE férias?
N.M.
A pergunta que dá título a este texto foi enviada por uma leitora do blog logo após eu ter publicado um tema sugerido por outro leitor. É raro eu publicar a coluna Qual é a dúvida? na mesma semana, mas decidi fazê-lo, pois há algum tempo não havia participação dos leitores. No mesmo momento, enviei a resposta à minha leitora, com a promessa de que sua pergunta seria publicada hoje.
N.M., não é uma questão de certo ou errado, mas de norma e uso da língua. Gramaticalmente, o adequado seria dizermos “estou em férias”, como é pedido pela regência do verbo estar; no entanto, a forma popular “estou de férias” é a mais difundida e não cabe aqui tacharmos de erro e, sim, de português não padrão.
Vejamos por que parece mais adequado dizer “estou em férias”:
O professor Celso Pedro Luft apresenta, em seu Dicionário de Regência Verbal, diversos sentidos do verbo estar e, entre eles, a seguinte observação:
ESTAR. Achar-se ou encontrar-se transitoriamente (em certas condições): Ele está doente, gripado (ou com gripe), nervoso, febril (ou com febre). Estar em perigo.
Para responder à pergunta de nossa leitora, considerei que férias são um evento temporário, portanto a preposição mais adequada seria EM. É sempre bom lembrar que a língua evolui diariamente apesar da cara feia dos puristas. Não nos cabe julgar ou condenar quem preferir “sair de férias”, já que o uso registrado nas gramáticas – o chamado português padrão – é apenas uma das variedades da língua portuguesa. Recomendo a leitura da crônica Entrando de férias, originalmente publicada no jornal Estado de São Paulo em maio de 2000.
Leia também no Conversa de Português:
Clara e objetiva. Adorei conhecer o blog! Virei assinante!
“…férias SÃO UM evento temporário…”.
Do seu texto, também percebi o sentimento de que, não importa a quantidade de dias EM férias, vai sempre parecer UM dia só!
Talvez seja tema para um próximo post.
Obrigado.
A propósito, hoje é meu primeiro dia das férias.
Abraço.
Parabéns! Muito útil, me ajudou bastante
obrigada.
Niuza, muito obrigada pela visita!
Andréa,
Só para te dizer umacoisinha:AMO SEU BLOG
PARABBÉEEEEEEEEEENNNSSSSSSSSSSS!!!
BJIN
Olá Andréa! Quanto tempo…
Adorei essa postagem. Agora ficou mais claro pra mim, essa questão de Estar de férias, ou Estar em férias. Mesmo que chegássemos a cem anos de idade, continuaríamos a ter muitas dúvidas em se tratando da nossa amada língua portuguesa.
Ps: Agora você pode ir trabalhar mais tranquila. O pessoal resolveu nos dar um pouco de paz, não é?
Abraços fraternos.
Oi Andréa!
Admito que muitas vezes escrevemos e falamos errado…
Mesmo sendo professora, muitas vezes utilizo termos da lingua culta inadequadamente…Penso que depende um pouco dos relacionamentos e grupos que fazemos parte. E por isso, agradeço por esse blog!
Se quiser pode me visitar em http://jmpesquisa.blogspot.com ou http://teofilopreservamata.blogspot.com
Bjs,
Josete