No dia 4 de março de 2009, foi lançada aqui a série Sugestão Bibliográfica com o objetivo de indicar leituras a professores. A ideia surgiu após alguns colegas de profissão enviarem mensagens pedindo sugestão de leituras teóricas sobre o ensino de língua portuguesa. O primeiro livro sugerido foi Gêneros textuais e ensino, organizado pelas professoras Ângela Dionisio e Maria Auxiliadora Bezerra, para atender ao pedido de uma professora que deixou seu pedido de leitura. Inicialmente, eu havia planejado quinze sugestões, mas a vida anda corrida e precisei me dedicar a outras coisas. Hoje retomo a ideia com um livro que me foi presenteado por meu amigo, William Eduardo, professor de Língua Inglesa e pesquisador de Educação a distância: Interações Virtuais – Perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a distância.
O livro organizado pelas professoras Sueli Cristina Marquesi, Vanda Maria da Silva Elias e Ana Lúcia Tinoco Cabral é um conjunto de artigos que resultam dos estudos de órgãos ligados à PUCSP, ao Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e outros. Os textos foram divididos em três grandes temas: ambientes virtuais para ensino e aprendizagem; interação em ambientes virtuais para ensino e aprendizagem; escrita e leitura em ambientes virtuais para ensino e aprendizagem.
Destaco o capítulo intitulado Estratégias de interação em ambiente virtual de aprendizagem: o fórum educacional, de Karlene da Rocha Campos. A autora analisa o discurso do docente que atuará como mediador do fórum e de que maneira se dá a interação entre professores e alunos nesse ambiente virtual.
MARQUESI, Sueli Maria; ELIAS, Vanda Maria da Silva; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco.Interações virtuais: Perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a distância. São Carlos: Claraluz, 2008. 208 p.
[…] Interações Virtuais – Perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a distância. Organizado por Sueli Marquesi, Vanda Elias e Ana Lúcia Tinoco , o livro foi dividido […]
Oi, Andréia! Tudo bom? Estava lendo a sua sugestão de leitura sobre gêneros textuais e lembrei que os organizadores do SIGET – Simpósio Internacional de Gêneros Textuais (este ano, na 5a edição, será em Caxias do Sul/RS) – divulgam, após cada edição, um conjunto de textos, ensaios, artigos sobre o tema. Tenho,à mão, o livro publicado na segunda edição e, nele, há algumas coisas interessantes: Gêneros textuais – teoria e prática II, organizado pelas profesoras Vera Lúcia Lopes Cristóvão e Elvira Lopes do Nascimento.
Abçs e boa quinta.