Literatura

[Literatura e Cinema] Literatura e cinema do fim do mundo

 Hoje, 21 de dezembro de 2012, corresponde ao fim do calendário Maia, o que  provocou uma série de superstições acerca do  que seria o “fim do mundo”.  Os religiosos de origem judaico-cristã rebatem as discussões com o evangelho de São  Mateus (“Vigiai e orai, por que não sabeis o dia e nem a hora em que o Filho do Homem há de vir”) e os cientistas já avisaram  que  o  mundo  vai mesmo acabar, mas só  daqui a alguns bilhões de anos. Nada disso adiantou e os engraçadinhos continuam fazendo piada sobre o assunto.  A literatura e o  cinema também estão entre as linguagens, que  há quase 100 anos, também abordam  o tema. E já que vamos morrer mesmo, por que o  Conversa de Português não pode falar do assunto também?

Orson Wells

Em 30 de outubro de 1938, o então desconhecido Orson  Welles, interrompeu a programação da rádio CBS para anunciar que a Terra estava sendo invadida por marcianos trípodes:  “A C.B.S. interrompe seu programa para anunciar aos ouvintes que um meteoro de grandes dimensões caiu em Grovers Hill, no Estado de Nova Jersey, a algumas milhas de Nova York” – anunciou  o  locutor. Em seguida,  os  ouvintes escutaram as vozes de alienígenas que  invadiam a sede da estação de rádio.  Welles anunciou, então, que  os monstros caminhavam rumo a  New York. Ao perceber que a população entrava em um processo de histeria coletiva,  o  diretor da emissora decidiu explicar que tudo  era apenas uma leitura da obra Guerra dos Mundos (War of the Worlds), publicada em  1898  pelo escritor H.G. Wells. O mesmo texto  seria adaptado  duas vezes para o cinema: em 1952 e  em 2005, versão  que tinha Tom Cruise no papel principal. (Veja mais sobre a leitura de Orson  Welles no site Projeto Vozes do Rádio)

A frase “A mil chegarás; de dois mil não passarás”, atribuída a Nostradamus foi  muito lembrada às vésperas do ano 2000. Em 1998, dois anos antes da suposta tragédia,  Mimi Leder dirigiu Impacto Profundo (Deep Impact), em que um grande meteoro estava em rota de colisão com a Terra e ameaçava o  futuro da humanidade. Em 2004, Roland Emmerich dirigiu O dia depois de amanhã (The Day after tomorrow), em que o planeta era mostrado em momentos pós-apocalípticos, decorrentes  do aquecimento global – era o  fim do mundo  com consciência ambiental. Em 2009,  foi  lançado o  filme 2012, inspirado na chamada “profecia Maia”.

Em 2012, muitas brincadeiras surgiram nas redes sociais sobre o apocalipse maia: charges,  programação  da tragédia (com  direito  ao retorno do ET de Varginha) e muita reclamação dos  mal  humorados que não conseguiram levar a coisa na esportiva.

calendario-dos-maias

Quer saber a origem do   fim do  mundo  programado  para 2012? Leia a matéria  E o fim do  mundo? , publicada pela Revista de História da Biblioteca Nacional. Clique AQUI.

 Assista a um trecho do filme Impacto profundo:

 Se não conseguir visualizar o  player, clique AQUI.

Leia mais no  blog sobre literatura e cinema:

 O pagador de promessas

 Dona Flor e seus dois maridos

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados