Sobre este blog

Plágio não era assunto deste blog

Caros  leitores, eu  faço este blog desde  2008 com muito carinho, pois  foi criado principalmente para ser uma fonte de pesquisa para os meus alunos e qualquer pessoa  que busque informações  sobre língua portuguesa.  Ontem, dia 20 de maio, enquanto buscava uma informação no  Google, descobri que uma assinante deste blog simplesmente copiou  dois  textos  em  seu  próprio  blog. Os  textos copiados são A polêmica da presidentA e Pré-Modernismo, publicados  aqui  em 2011.

Há textos meus em outros blogs, mas cedidos por mim aos seus autores. Nestes casos, eu geralmente   vou ao  blog e deixo  lá um comentário para que os  leitores do  meu amigo ou  amiga saibam  que o texto   foi  publicado  com minha autorização.

Minha  primeira  providência  foi  espalhar a notícia em  meu perfil do Facebook e  na  fan page do  blog na mesma rede social. Em seguida,  publiquei  um comentário no blog daquela senhora com a  solicitação de que  os  textos  sejam   imediatamente deletados, uma  vez que  foram  publicados  sem  permissão. Também enviei  um e-mail  para que eu tenha o registro de que  o contato foi  feito, caso ela  pense em apagar  os comentários deixados em  seu   blog.  Estou  providenciando a  denúncia  ao  Blogger – onde o  blog dela  está  hospedado.  Cancelei a assinatura da moça e  ela   não receberá  mais  nenhum  texto do  Conversa de Português.

Por que não colocarei  aqui  o   link para o  post  copiado? Porque  o  Conversa de Português tem cerca de  300  assinantes de  feeds, mais de  100 seguidores no Twitter e  380   fãs  no  Facebook.  Não vou  dar de graça essa gente  toda a essa senhora que  se diz educadora como  eu, mas  foi capaz de  usar o recurso  mais   condenado  da educação:  Crt C +  Crtl  V.

Sugiro a  leitura de outro  texto meu sobre tema semelhante:  Copiar e colar. Plágio  é  crime!

3 Comments

  1. Muitas pessoas têm a falsa ideia de que criar e manter um blogue é uma tarefa muito fácil. Justamente essas pessoas não costumam criar realmente os textos que publicam em suas páginas. Como falta criatividade, é comum buscar produções de outros. (Não estou dizendo que seja o caso citado; mas já ouvi falar muito sobre) Acontece que elas esquecem que o segredo de um blogue é a originalidade – aliás, não só dos blogues… Além do mais, esquecem que plágio é uma coisa muito feia. E que é CRIME!

  2. Que absurdo, Andréa. E isso acontece com blogueiros de todos os nichos. Fico perplexa com este tipo de coisa. Se precisar de algo, estou por aqui.

    bjs

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados