Língua Portuguesa

Berinjela ou beringela?

berinjela

Berinjela ou beringela? Viajem ou    viagem?  Herege  ou   hereje? Muitas   vezes encontramos  dificuldades  ao  escrever  palavras como  essas;  isto ocorre, pois,  na  língua portuguesa,  as  letras   G e J representam o mesmo fonema (som). No entanto,  há algumas   dicas que podem  indicar  qual dessas   letras  deverá  ser   usada.

 

Usa-se a  letra  J:
  • em  palavras de   origem latina: jeito, majestade, hoje,  cerejeira…
  • em palavras de   origem tupi-guarani, africana (línguas que  não tem tradição  gráfica) ou árabe: berinjela, jibóia (ou jiboia, na nova ortografia), jirau, alforje..
  • formas derivadas  de outras que   já  são escritas com  J: anjo, anjinho (porém angélico, pois no latim, escreve-se  angelus); laranja, laranjeira, laranjinha; loja, lojista; rijo, rijeza, enrijecer (no entanto,  rigidez e rígido); viajar, viajei, viajemos, viajem (porém viagem [substantivo])…
  • formas  derivadas de   verbos  terminados  em  -jar: arranje, arranjei, despejei, suje, viajem.
  • palavras terminadas -aje :  laje,  traje, ultraje… Não se  inclui aqui a palavra  garagem, derivada do  francês garage.
  • Nas palavras em  que o uso do  J não pode  ser   justificado pela  etimologia (vocábulos  indígenas, palavras escrita com  outro sistema ortográfico e  línguas  sem tradição gráfica: jiu-jitsu, manjericão, manjerona, pajé.

 

Exemplos  de  palavras grafadas com J:   acarajé, adjetivo, adjunto, azulejo, azulejista, brejeiro, brejo, canjica, desajeitado, enjeitado, gorjeta, granjeiro, jeca, interjeição,  injeção, Jeová, jequitibá, jesuíta, jirau, laje, manjedoura, Moji, objetivo, pajelança,rejeitar, subjetivo, sujeito.

Usa-se a  letra G:

  • em palavras de   origem grega ou latina:  agir, tigela,  gesto
  • em palavras de   origem  árabe:  álgebra, ginete, girafaiz…
  • em palavras  estrangeiras que  já apresentam esta  letra na  origem: agiotagem, geléia,  herege, sargento (francês); ágio, doge, gelosia ( italiano); gim (inglês).
  • nas  terminações -agem, -igem, ugem; -ege; -oge: malandragem, vertigem, ferrugem; herege. São exceções: pajem, laje.
  • nas  terminações -ágio, égio, -ígio, -ógio, -úgio:  estágio,egrégio,  remígio,  relógio,  refúgio…
  • em verbos terminados em -ger e  -gir: eleger, proteger,  fingir, fugir,   mugir, submergir.
  • nos   vocábulos gerir, gestão e derivados: digerir, digestivo, gerir, ingestão, sugerir, sugestão, sugestivo.
  • depois do A inicial: agente, ágil, agir, agitar.
Exemplos de  palavras grafadas com G:  aborígine, abranger,  adágio, adstringenteafugentar,  agência, agenda, agente, agilidade, ágil, agiota, agiotagem, agitar, alergia, álgebra,algema, alico, Angelina,  apanágio, apogeu, Argélia, argila, Bagé,  beberagem, blindagem, cônjuge, digerir, digestão, divergente, esfinge,  estágio,  estratégia, estrangeiro, estrogênio,  evangelho,  exagero, ferrugem,  flagelo, gérbera, gergelim, gengibre, gesso, gibi, gigante, gim,  higiene, ilegível, legível,  indígena, ogiva,  penugem, pugilista, sigilo, selvagem, selvageria, tangerina.
Rolinho de  berinjela com  risoto
(Clique AQUI para ver a  receita)

 


 

19 Comments

  1. A fonte de referência para verificação de palavras é o site da Academia Brasileira de Letras. Fiz um curso de português e o professor explicou que em caso de dúvidas sobre a grafia de qualquer palavra o certo é pesquisar na ABL: http://www.academia.org.br>nossa língua>busca no vocabulário. Nem Aurélio, nem Houaiss, nem Wikipedia… O certo é a Academia Brasileira de Letras (é o que vai te respaldar na hora do concurso, no caso de recursos).

  2. Parece que em Portugal usa-se com “g” (beringela), talvez por isso na wikipedia tem as duas formas. Afinal a página da wikipedia serve para os dois países Brasil e Portugal, não tem um site só brasileiro.

    Agora a explicação de o Houaiss usar “beringela” por que veio antes na língua não é muito coerente. Pelo menos não serve para nos guiar na escrita correta.

  3. Berinjela é palavra de origem latina e por isso é com “J”. Não entendi a justificativa, pois berinjela aparece no título e sub-título, mas não aparece em justificativa alguma. 🙂 Beijus,

    1. Oi, Luma! Obrigada pela observação. Os dicionários Aurélio e Houaiss apontam berinjela como palavra de origem árabe. Já coloquei lá na listinha. O dicionário Houaiss registra também a forma beringela, por ter sido a primeira a aparecer na língua. Obrigada pela visita!

  4. Olha só, a wikipédia não é 100% confiável por que é uma fonte de pesquisa mantida peça população, qualquer um pode editar ou criar novas definições desde que seja citada as fontes e tudo. Mesmo assim, é muito pacível de erro. Portanto, nunca irá substituir um bom dicionário mantido por orgão especializado.

  5. Nanda e Wanderley, emprego de letras é um dos temas que mais trazem leitores ao Conversa de Português e o principal termo de busca vindo do Google é “berinjela ou beringela”; foi o que me fez escrever o texto na época. Obrigada por sua visita.

  6. Realmente, o Salomão tem razão a lingua portuguesa, é muito complicada, deveriamos escrever como pronunciamos.
    (complicada basta a vida)

  7. Eu achei a explicação bem clara e objetiva e também aprendi assim, dessa forma para mim sempre BerinJela sempre foi com J aí fui fazer uma correção e fui corrigida porque a pessoa buscou na wikipédia (que eu sei que não é o melhor dicionário do mundo mas, bem coceituado para quem não tem cultura nenhuma…) e lá diz que pode ser Gou J e no Google também encontro assim é lógico que os melhores dicionários vão estar com a grafia correta com J mas, como explicar o que está no Wikipédia e está errado?
    Será que poderíamos fazer alguma coisa para prevalecer o que é correto? Obrigada pela atenção.

  8. Sabe o que mais vejo nos blogs Andréa?! É ansioso escrito com “c”. É bem comum se confundir.

    Quando você encontrar erros no meu blog pode me corrigir tá?! Beijão!

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados