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O objetivo deste blog é proporcionar aos leitores uma rica fonte de estudos. Os simulados são uma boa maneira de estudar. O tema deste teste é Ortografia, o uso dos porquês. Para começar, clique em Iniciar questionário!
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Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0) Gostou do nosso simulado? Gostaria de fazer outros ou sugerir algum tema? Acesse a página Simulados. Indique o grupo de palavras que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir: 1. _________ há poucas escolas no país? 1 e 2. Em “Por que há poucas escolas no país?” e “Não sei por que há poucas escolas no país.”, temos a preposição por seguida do advérbio interrogativo que, usados nas interrogativas diretas e indiretas; equivale a “por qual motivo” e “por qual razão”. 3. Em “A chance por que esperava é esta.”, temos a preposição por seguida do pronome relativo que . A expressão substitui “pelo qual” e suas flexões. 4. Usa-se apenas em final de frases. 5. Em “Mostrou-se ansioso para que déssemos a resposta”, temos a preposição por seguida da conjunção subordinativa integrante que. 1 e 2. Em “Por que há poucas escolas no país?” e “Não sei por que há poucas escolas no país.”, temos a preposição por seguida do advérbio interrogativo que, usados nas interrogativas diretas e indiretas; equivale a “por qual motivo” e “por qual razão”. 3. Em “A chance por que esperava é esta.”, temos a preposição por seguida do pronome relativo que . A expressão substitui “pelo qual” e suas flexões. 4. Usa-se apenas em final de frases. 5. Em “Mostrou-se ansioso para que déssemos a resposta”, temos a preposição por seguida da conjunção subordinativa integrante que. Indique o grupo de palavras que completa adequadamente a sequência de frases abaixo, quanto ao uso dos porquês: Não te atrases ______ este é o último trem. Porque usado como conjunção coordenativa explicativa (corresponde a pois). Porque usado como conjunção subordinativa causal (corresponde a já que). Nesse caso, a oração iniciada pela conjunção é causa do fato exposto na oração anterior. Emprega-se porquê como substantivo, quando precedido de artigo ou pronome e equivale a motivo, causa, razão. Porque usado como conjunção coordenativa explicativa (corresponde a pois). Porque usado como conjunção subordinativa causal (corresponde a já que). Nesse caso, a oração iniciada pela conjunção é causa do fato exposto na oração anterior. Emprega-se porquê como substantivo, quando precedido de artigo ou pronome e equivale a motivo, causa, razão. Quanto ao uso dos porquês, complete completamente as frases abaixo: _______ ela não viajará com a gente? Vou explicar a todos _________ não aceitei a proposta de emprego. Ninguém sabe como ele veio, nem ________. 1 e 2. Por que – Usado na interrogativa direta (início da frase) ou nas interrogativas indiretas (no meio da frase). 3. Por quê – É usado antes de um ponto-e-vírgula ou dois pontos, ou no fim da frase, antes de um ponto. 1 e 2. Por que – Usado na interrogativa direta (início da frase) ou nas interrogativas indiretas (no meio da frase). 3. Por quê – É usado antes de um ponto-e-vírgula ou dois pontos, ou no fim da frase, antes de um ponto. Sobre o uso das palavras mau e mal, complete as lacunas das frases abaixo: Complete as frases com POR QUE, POR QUÊ, PORQUE ou POR QUÊ: ______ você não trabalha? Ele não estuda ______ não tem condições. Não trabalhas _______? Não entendo o ______ de semelhantes atitudes. Indique a série em que todas as palavras estão grafadas corretamente, de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa. Assinale a série cuja acentuação gráfica se justifica pela aplicação da mesma regra que em saúva, ônus, céu. Uísque /Egoísmo – Acentua-se “i” e “u” tônicos quando forem tônicos, vierem antecedidos de outra vogal, formarem sílabas sozinhos ou acompanhados de “s”, não forem seguidos de “nh” e, em um palavra oxítona, vierem antecedidos de ditongo. Ônus / Quéops – São acentuadas as paroxítonas terminadas em ão(s), om, on(s), I e U (s), um (uns), ps, L, n , r, x, ditongo. Céu / escarcéu – Acentua-se a primeira vogal dos ditongos abertos ÓI – ÉU e ÉI nas palavras oxítonas. Uísque /Egoísmo – Acentua-se “i” e “u” tônicos quando forem tônicos, vierem antecedidos de outra vogal, formarem sílabas sozinhos ou acompanhados de “s”, não forem seguidos de “nh” e, em um palavra oxítona, vierem antecedidos de ditongo. Ônus / Quéops – São acentuadas as paroxítonas terminadas em ão(s), om, on(s), I e U (s), um (uns), ps, L, n , r, x, ditongo. Céu / escarcéu – Acentua-se a primeira vogal dos ditongos abertos ÓI – ÉU e ÉI nas palavras oxítonas. Assinale a alternativa que justifica corretamente o acento gráfico na palavra ÍON. Próton e íon são palavras paroxítonas terminadas em ON(S). Recebem acento no singular e no plural. Próton e íon são palavras paroxítonas terminadas em ON(S). Recebem acento no singular e no plural. PÔDE (verbo – pret. perfeito do indicativo), de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa, manteve o acento gráfico Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.). Exemplos: Ele mantém a opinião. Eles mantêm a opinião. Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.). Exemplos: Ele mantém a opinião. Eles mantêm a opinião. Identifique a alternativa em que todas as palavras compostas estão grafadas de acordo com as novas regras: MINI / INFRA – Usa-se hífen quando o segundo elemento começa por h ou por vogal igual à última do prefixo. Nos demais casos, o sinal não é utilizado. Ex.: Minissaia. HIPER – Usa-se hífen nas palavras começadas com h ou r: super-homem, hiper-requintado, inter-racial. SUB – De acordo com a nova ortografia, o prefixo sub- é grafado com hífen quando o segundo elemento começar com b, h ou r. Nos outros casos, o sinal foi eliminado. Ex.: subdelegado. MINI / INFRA – Usa-se hífen quando o segundo elemento começa por h ou por vogal igual à última do prefixo. Nos demais casos, o sinal não é utilizado. Ex.: Minissaia. HIPER – Usa-se hífen nas palavras começadas com h ou r: super-homem, hiper-requintado, inter-racial. SUB – De acordo com a nova ortografia, o prefixo sub- é grafado com hífen quando o segundo elemento começar com b, h ou r. Nos outros casos, o sinal foi eliminado. Ex.: subdelegado. (ENEM 2010) O presidente Lula assinou, em 29 de setembro de 2008, decreto sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As novas regras afetam principalmente o uso dos acentos agudo e circunflexo, do trema e do hífen. Longe de um consenso, muita polêmica tem-se levantado em Macau e nos oito países de língua portuguesa: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Comparando as diferentes opiniões sobre a validade de se estabelecer o acordo para fins de unificação, que, em grande parte, foge a essa discussão é O documento do Acordo Ortográfico foi redigido em 1990, mas, no Brasil, só foi decretado em 2008, ano em que se esgotava o prazo de implantação determinado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. Em Portugal, houve uma forte manifestação contrária à adesão da nova ortografia naquele país. Para resolver esta questão, não se exigiu conhecimento linguístico do candidato, mas sim o seu conhecimento sobre o tema e a polêmica em torno do documento. Também vale ressaltar que a questão é ela mesma a representação da diversidade que originou a necessidade de unificar a ortografia portuguesa. Note-se que o texto contém as grafias “económico” e “econômico”, conforme o uso em Portugal e no Brasil, respectivamente. Um dos argumentos favoráveis à mudança ortográfica era o fato de o português não ser considerado uma língua internacional por ter duas ortografias oficiais; a unificação reverteria este quadro. O documento do Acordo Ortográfico foi redigido em 1990, mas, no Brasil, só foi decretado em 2008, ano em que se esgotava o prazo de implantação determinado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. Em Portugal, houve uma forte manifestação contrária à adesão da nova ortografia naquele país. Para resolver esta questão, não se exigiu conhecimento linguístico do candidato, mas sim o seu conhecimento sobre o tema e a polêmica em torno do documento. Também vale ressaltar que a questão é ela mesma a representação da diversidade que originou a necessidade de unificar a ortografia portuguesa. Note-se que o texto contém as grafias “económico” e “econômico”, conforme o uso em Portugal e no Brasil, respectivamente. Um dos argumentos favoráveis à mudança ortográfica era o fato de o português não ser considerado uma língua internacional por ter duas ortografias oficiais; a unificação reverteria este quadro. De acordo com o Acordo Ortográfico, a série em que todas as palavras seguem a mesma regra de acentuação gráfica é: Devem ser graficamente acentuadas as palavras oxítonas (a última sílaba é a tônica) com os ditongos abertos grafados -éi, -éu ou ói, seguidos ou não de -S. Devem ser graficamente acentuadas as palavras oxítonas (a última sílaba é a tônica) com os ditongos abertos grafados -éi, -éu ou ói, seguidos ou não de -S.Sumário do Quiz
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1. Pergunta
10 pontos
2. Não sei ________ há poucas escolas no país.
3. A chance ________ esperava é esta.
4. O avião não decolou_______?
5. Mostrou-se ansioso ________ que déssemos a resposta.
2. Pergunta
10 pontos
A cobrança do pedágio foi reduzida ______ houve reclamações.
Indaguei o ________ de seu mau humor.
3. Pergunta
10 pontos
4. Pergunta
10 pontos
5. Pergunta
10 pontos
6. Pergunta
10 pontos
7. Pergunta
10 pontos
8. Pergunta
10 pontos
9. Pergunta
10 pontos
10. Pergunta
10 pontos
11. Pergunta
10 pontos
12. Pergunta
10 pontos
O objetivo deste blog é proporcionar aos leitores uma rica fonte de estudos. Os simulados são uma boa maneira de estudar. O tema deste teste é Ortografia, o uso dos porquês. Para começar, clique em Iniciar questionário!
Gostaria muito de um Quiz de gêneros textuais! Aguardo ansiosamente s2
Deixa comigo! 🙂