Eu e minhas turmas do primeiro ano de Ensino Médio discutimos hoje sobre os gêneros textuais e as modalidades discursivas. Conversamos sobre as características de cartas, bilhetes, crônicas, bulas, textos instrucionais, manuais de instrução e tantos outros. Assim como a turma de 2007, esta também quis saber como inserir o email nessa imensa lista de gêneros. Expliquei que o email é um novo gênero textual e já entendido como tal pelo meio acadêmico.
Hipertexto e gêneros digitais, organizado pelos professores Luiz Antônio Marcuschi e Antônio Carlos Xavier, amplia a discussão sobre os gêneros textuais discutindo e analisando os diversos gêneros textuais que surgiram com o advento de novas tecnologias.
Marcuschi e Xavier são professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e dividem a autoria dos artigos com mais sete doutores e mestres em Lingüística. Nos textos, os autores discutem a função do e-mail como uma das formas de comunicação mais usadas no mundo moderno e como este consolida as relações comunicativas de forma simples e econômica; outra análise é referente aos blogs como prática de escrita e os chats como meio de conversa instantânea. É uma leitura interessante não apenas para os profissionais de Letras.
MARSCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. 196 p.