Redação

Esqueça essa bobagem de tentar convencer o corretor do ENEM!

Eu sei que você já leu em diversos blogs e já viu em diversos perfis em redes sociais que você PRECISA convencer o corretor a respeito do seu ponto de vista. Sinto muito, mas eu não tenho outra maneira de lhe dizer a verdade: ISSO É BALELA! Pense comigo: no ENEM 2024, cada corretor recebeu uma cota diária de 200 redações para corrigir. Quem mudaria de opinião 200 vezes em 24h? Se isso faz algum sentido para você, para mim não faz nenhum…

O trabalho do corretor é muito prático! Ele, profissional formado em Letras, é contratado pelo INEP para conferir se a sua redação atende aos critérios da matriz de correção. E só! Ele não tem de ser convencido de nada! Você não está tentando convencer um possível comprador a adquirir o seu produto ou o seu serviço. Na redação do ENEM, você não é o advogado tentando convencer o júri da inocência ou culpa de alguém. Entenda que argumentar na redação não tem nada a ver com convencer alguém de que a sua opinião está correta. O que você, candidato, precisa é usar as estratégias argumentativas corretas na sua redação.

Que estratégias argumentativas podem ser utilizadas pelo candidato?

Antes de identificar as estratégias, o candidato precisa compreender o que se espera dele no Exame Nacional do Ensino Médio. Na prova de redação, o estudante deve demonstrar compreensão da proposta de redação e defender o seu ponto de vista acerca do tema apresentado pela frase temática. Para isso, o estudante pode usar algumas das estratégias que eu listarei a seguir:

1. Comparação

O aluno deverá abordar comparativamente semelhanças ou diferenças sobre um tópico escolhido. Boas comparações demonstram a capacidade eficiente do leitor ao fazer analogias e inferências.

2. Causa e efeito

Por meio dessa estratégia, o candidato comprova a sua tese por meio de relações entre causa e efeito de acordo com a frase temática. Por exemplo, o tema do ENEM 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Quais seriam os efeitos dessa valorização? Ou o candidato poderia argumentar afirmando que essa cultura não é valorizada e apontar suas causas.

3. Enumeração

O aluno usará construções como “em primeiro lugar”, “além disso”, “em segunda instância” são comuns na composição do parágrafo, para mostrar que há uma série de motivos para a discussão do assunto a ser abordado.

4. Comprovação

Nesta estratégia, dados, estatísticas e pesquisas conhecidas pelo aluno deverão ser apresentadas no parágrafo. O argumento adquire uma característica de credibilidade, afinal, houve um estudo por trás que sustenta a fala do aluno. Por isso, é importante ser um bom leitor, principalmente de notícias, nas quais, usualmente, há dados relevantes. É esse tipo de estratégia argumentativa que o ENEM chama de repertório.

Você sabe quais são as cinco competências avaliadas na redação do ENEM?

Quer aprender a escrever sua redação de acordo com os critérios avaliativos do ENEM? Conheça o meu curso REDAÇÃO ENEM 30+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados