Joseane Maia é mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Em seu livro Herança quilombola maranhense: histórias e estórias, a pesquisadora apresenta os resultados de sua investigação sobre as comunidades negras rurais no estado do Maranhão e aborda as narrativas orais como importante manifestação para a resistência da cultura negra.
O livro é dividido em quatro capítulos: Tecendo fatos da história, Enredando fios das estórias, O papel da tradição popular e O que a literatura pode fazer por crianças e jovens?. No primeiro, a escritora levanta um importante questionamento: sob a perspectiva de quem a história do Brasil foi contada? A resposta é imediata e faz o leitor lembrar que a história brasileira é contada do ponto de vista do colonizador europeu que, muitas vezes, estereotipou índios e negros.
O segundo capítulo é dedicado à análise das narrativas orais que circulam nos quilombos e o seu caráter educativo. A pesquisadora – ao realizar seu trabalho – utiliza os critérios de classificação apresentados por Luís da Câmara Cascudo em Contos tradicionais do Brasil: encantamento, exemplo, animais, humor, demônio logrado, adivinhação, natureza denunciante, ciclo da morte.
O terceiro aborda o papel da tradição popular do século XX ao século XXI: da busca da identidade nacional aos novos suportes da literatura infantojuvenil. Ao debruçar-se sobre a história dos textos populares, Maia retoma a publicação da obra Contos populares do Brasil, de Silvio Romero, publicado em 1885, e cita autores importantes para a formação da literatura destinada à infância e à juventude, tais como Monteiro Lobato e Lourenço Filho.
No último capítulo, Joseane indaga de que modo a literatura pode contribuir na formação de novo público leitor e retoma pesquisas importantes como as realizadas pela educadora Magda Soares.
MAIA, Joseane. Herança quilombola maranhense: histórias e estórias. São Paulo: Paulinas, 2012 (Coleção Educação em foco)
Confira no blog outros livros sobre o mesmo tema:
Malungos na escola – Questões sobre culturas afrodescendentes e educação
Contos e lendas afro-brasileiros: a criação do mundo
Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português?Cadastre-se para receber nosso boletim semanal ou participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.