O Especial de férias: Acordo Ortográfico, publicado desde 5 de janeiro, será encerrado hoje com as orientações sobre o trema, a divisão silábica e a ortografia das assinaturas, o que corresponde às bases XIV, XX e XXI do documento assinado em 1990.
Base XIV- O trema
O trema é inteiramente suprimido em palavras portuguesas ou aportuguesadas. […] Conserva-se, no entanto nos nomes próprios estrangeiros e seus derivados: Müller, mülleriano.
Base XX – Divisão silábica
Uma das funções do hífen é partir palavras nas partes que as constituem (divisão silábica) ou parti-las em duas no fim da linha (translineação). O Acordo Ortográfico não apresentou modificações no que diz respeito às regras de divisão silábica, mas alteração norma a translineação. A única alteração foi o uso do hífen no final da linha. Diz o Acordo:
Na translineação de uma palavra composta ou de uma combinação de palavras em que há um hífen ou mais, se a partição coincide com o final de um dos elementos ou membros, deve-se, por clareza gráfica, repetir-se o hífen no início da linha seguinte: ex- – alferes, pós- – graduação.
Esta regra causou muita confusão, pois dizia-se que o hífen deveria ser repetido no início da segunda linha em qualquer divisão silábica e, como vimos, a orientação do Acordo refere-se apenas às palavras compostas.
Base XXI – Das assinaturas e firmas
Para ressalva de direitos, cada qual poderá manter a escrita que, por costume ou registro civil adote na assinatura de seu nome.
Com o mesmo fim, pode manter-se a grafia original de quaisquer firmas comerciais, nomes de sociedades, marcas e títulos que sejam inscritos em registro público.
A série Especial de férias – Acordo Ortográfico acabou e espero que tenha cumprido o objetivo de esclarecer sobre as mudanças ocorridas na escrita da língua portuguesa.
Fonte da pesquisa:
ACADEMIA Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 5.ed. São Paulo: Global,2009.
Parabéns!Aprendi bastante!
Acompanhei toda a série.
Lau
Obrigada Andréa pela resposta! Visitei seu blog e gostei muito do que vi. Um grande abraço.