Começamos hoje a série de comentários acerca dos exames discursivos da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). O vestibular da estadual do Rio acontece em duas etapas e a segunda está marcada para o dia 11 de dezembro. Nessa fase, há dois modelos de provas de Língua Portuguesa: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e a de Língua Portuguesa Instrumental com redação.
TEXTO I
QUESTÃO 1
Chegar à sensibilidade do público, causando empatia, desconforto e revolta ativa, o que é objetivo de qualquer militância antiviolência, demanda não apenas reproduzir a verdade dos fatos.(l. 17-19)
Transcreva dois outros elementos, presentes no penúltimo parágrafo, que seriam necessários para “chegar à sensibilidade do público”, além da reprodução da verdade dos fatos.
Padrão de resposta oficial:
“Saber narrar”. “Haver um receptor disposto a entender.”
Comentários:
O candidato deve sempre ler os textos motivadores e o enunciado com atenção. A prova da UERJ, por ser discursiva, é diferente do modelo utilizado no ENEM e essa não é a única diferença: a banca explicita muito bem a ação esperada do estudante. Na primeira questão do vestibular aplicado em 29 de novembro de 2015, o comando era o verbo transcrever – apenas isso!
QUESTÃO 2
Na conclusão apresentada no último parágrafo, há uma enumeração de palavras.
Considerando a leitura global do texto, explique de que maneira a enumeração contribui para a construção da conclusão. Indique, ainda, o risco sugerido pelo autora nesse último parágrafo.
Padrão de resposta oficial:
A enumeração reúne os fatos citados. O autor alerta para o risco de os massacres continuarem.
Comentário:
Uma característica das provas da UERJ é apontar em que trecho do texto o candidato deverá procurar as respostas. Note que , na questão 1, a banca também usou esse recurso ao indicar que a solução estava no penúltimo parágrafo. Na segunda questão, também podemos dizer que há o risco de os massacres serem esquecidos e, por isso, continuarem.
QUESTÃO 3
A mensagem não é nada sem um receptor disposto a entendê-la, por mais pungentes que sejam as vítimas. (l.19-20)
Reescreva o trecho acima, substituindo o conectivo da parte sublinhada por outro de mesmo sentido e fazendo as adaptações necessárias. Em seguida, aponte o sentido estabelecido pelo conectivo empregado.
Padrão de resposta oficial:
- A mensagem não é nada sem um receptor disposto a entendê-la, embora as vítimas sejam muito pungentes.
- A mensagem não é nada sem um receptor disposto a entendê-la, ainda que as vítimas sejam muito pungentes.
- A mensagem não é nada sem um receptor disposto a entendê-la, mesmo que as vítimas sejam muito pungentes.
Sentido: concessão.
Comentário:
Antes de responder, o candidato deve se perguntar o que são conectivos e quais são as relações de sentido estabelecidas por eles. Ele deverá se lembrar que os conectivos são as conjunções que ligam as orações, estabelecendo conexões nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro.
Nessa questão, o conectivo utilizado na substituição foi uma conjunção subordinativa adverbial concessiva. No período composto em que ela aparece, estabelece-se uma relação semântica de concessão; isto é, uma particularidade que poderia, em princípio, impedir a realização do fato expresso na oração principal, mas não a impede. São concessivas as conjunções que, embora, conquanto e também as locuções ainda que, mesmo que, bem que, se bem que, nem que, apesar de que, por mais que, por menos que.
Texto II
Vocabulário:
¹ aludiu — referiu-se a
²alpercata — tipo de sandália
³ arreda — afaste-se
QUESTÃO 4
Além da limitação de não saber “falar direito”, o texto sugere outros fatores que tornam a comunicação um problema para o menino.
Explicite dois desses fatores.
Padrão de resposta oficial:
Duas das respostas:
- falta de interlocutores.
- ausência de diálogo com os pais.
- falta de confiança nos interlocutores.
- desconhecimento de palavras do mundo adulto.
Comentário:
A questão traz um fragmento da obra Vidas secas, de Graciliano Ramos — uma das principais obras da Terceira Geração Modernista. Uma das características mais marcantes desse romance é o destaque para a maneira como os protagonistas comunicam-se entre si; no trecho destacado, a ênfase é a falta de comunicação existente entre o filho mais novo e os pais — Fabiano e Sinhá Vitória.
QUESTÃO 5
No último parágrafo, apresenta-se a reflexão do menino sobre duas formas de convencimento que se opõem, para tentar estabelecer aquela que o convença melhor.
Identifique essas duas formas de convencimento. Em seguida, apresente um aspecto que, do ponto de vista do menino, tornaria uma das formas de convencimento mais válida do que a outra.
Padrão de resposta oficial:
O convencimento pelo uso da palavra e aquele obtido pelo uso da força física.
Uma das respostas:
- Uso de argumento de autoridade.
- Referência a uma experiência vivida.
Comentário:
As respostas esperadas pela banca de correção correspondem ao trecho “Se houvesse feito menção de qualquer autoridade invisível e mais poderosa, muito bem. Mas tentara convencê-lo dando-lhe um cocorote, e isto lhe parecia absurdo” (l.27-28).