Você fala com seus pais do mesmo jeito que fala com seus amigos? O seu vocabulário e a sua expressão linguística são os mesmos nas redes sociais, no seu trabalho ou na escola? É provável que você tenha respondido não a todas as perguntas. E, por quê? Porque adequamos nossa linguagem ao contexto de comunicação.
Em Estudos de Linguagem, contexto é a circunstância em que ocorre o ato de comunicação e é formado por elementos linguísticos e elementos não linguísticos (o local, a época, o assunto, os interlocutores, as relações sociais ou profissionais envolvidas). Dele dependem as respostas para as perguntas feitas no primeiro parágrafo deste texto!
No poema de Carlos Drummond de Andrade, o eu lírico aborda dois aspectos da língua: os estudos de Gramática – entendida aqui como uma disciplina escolar – e o uso do dia a dia. Veja que ele afirma haver dois “português”: “superfície estrelada de letras” e “a língua em que comia”; compreendemos, assim, que o autor destaca as diferenças entre língua escrita e língua oral. Também podemos concluir que adequamos nossa expressão linguística a uma e a outra.
Quais fatores contribuem para adequação linguística?
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