O texto publicado em 23 de junho – O que é clareza textual? – apresentava alguns fatores que podem prejudicar a objetividade do texto: ambiguidades, imprecisão vocabular, pontuação imperfeita. Há casos em que o autor promove o boicote ao próprio texto por escrever períodos longos demais ou com repetição de ideias. É errado fazer isso? Não, mas compromete a clareza, a coesão, a coerência e pode ser que o leitor desista do texto antes de concluir o parágrafo. Além disso, quem escreve períodos menores corre menos riscos de errar a pontuação ou ser repetitivo.
Evite períodos muito extensos e não seja prolixo.
Antes de entendermos por que razão o período extenso compromete a clareza do texto, façamos uma breve revisão do que é frase, oração e período.
Frase é todo enunciado de sentido completo. Assim, a palavra “Silêncio”, em um consultório médico, já constitui uma frase.
Oração é um enunciado completo que contém um verbo ou uma locução verbal. Assim, “Fique em silêncio”, é frase e é oração.
Período é a frase organizada em uma ou mais orações e é encerrado pelo ponto. Em “Fique em silêncio, pois o bebê está dormindo.”, temos uma frase, duas orações e um período.
A concisão é uma virtude, facilita a vida do leitor e torna o texto mais elegante. Quando o período é extenso demais, o leitor pode se confundir e não conseguir perceber qual é a ideia apresentada.
Observe o período abaixo, extraído do livro Português Instrumental:
A partir deste século, o número cada vez maior, e por isso mesmo, mais alarmante de separações, flagelo irrecuperável da família moderna, tem alarmado as autoridades governamentais, guardiãs perenes do bem-estar social, principalmente, pelas sequelas traumatizantes produzidas nos filhos e pela decadência da sociedade, tendo em vista ser a família o esteio e a célula-mater dessa sociedade. (MARTINS, 2009, p.76)
Repare que o parágrafo acima é constituído por um único período de seis linhas e meia! O autor observa que “a frase […] contém uma série de termos inúteis que, por só enfeitarem, são plenamente dispensáveis” e sugere a seguinte opção para o exemplo: “O número cada vez maior de separações tem alarmado as autoridades governamentais”.
Indique o significado das siglas.
Nós sempre achamos que os nossos leitores “sabem do que estamos falando”, o que é um tremendo equívoco. Há siglas, cujo significado é bastante difundido, mas é preciso ter o cuidado de informar o significado ao leitor. Vejamos o trecho de um artigo publicado no Conversa de Português em 25 de março de 2009:
A fim de sanar dúvidas referentes a este assunto, os bibliotecários da Universidade Federal do Paraná montaram um conjunto de volumes com as normas oficiais para apresentação de documentos científicos, com base nas determinações da ABNT[…]
Será que todos os meus leitores sabem que ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas? Muitos desconhecem o significado e eu não sei se me agrada a ideia de os leitores saírem do blog apenas para buscar tal informação.
Leia mais no blog:
Bibliografia
MARTINS, Dileta S; ZILBERKNOP. Português Instrumental. 28.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. 12.ed. São Paulo: Globo, 2004.