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Ensino de língua e de literatura na perspectiva dos letramentos [Palestra]

O Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Estudos Linguísticos e Literários do Instituto Federal do Rio de Janeiro (ELLit) realizou a primeira edição dos Seminários Abertos de Estudos Linguísticos e Literários (SAELLit). O evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, foi coordenado pela Profª Drª Viviane de Guanabara Mury e aberto pela Profª Drª Fabiana Almeida, docente do programa e Diretora de Graduação e Pós-graduação do IFRJ campus Nilópolis.

A mesa redonda virtual, intitulada “Ensino de língua e de literatura na perspectiva dos letramentos” foi mediada pela Professora Mestra Tátia Áquila e foi composta por duas apresentações. A Profª Drª Cláudia de Souza Teixeira apresentou a palestra “Ensino de língua na perspectiva dos letramentos” e eu, Andréa Motta, apresentei a palestra “Ensino de literatura na perspectiva dos letramentos”.

O que é letramento?

Letramento é um termo relativamente novo no vocabulário da Educação. Um dos primeiros textos brasileiros a conter essa palavra é o livro “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística”, publicado pela Editora Ática em 1986.

Processo ou efeito da aprendizagem da leitura e da escrita” (KATO, 1990, p.140)

“Letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar a ler e a escrever: o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita” (SOARES, 2012, p. 18)

Assista à gravação da nossa palestra:

Se não conseguir visualizar o player, acesse o canal no YouTube.

Leia mais no blog:

O que o “bilete” do Gabriel Lucca pode nos ensinar sobre letramento


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Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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