A série ENEM – Questões comentadas existe desde a edição do ano 2014. Ao contrário de outros sites e blogs que se apressam em publicar gabaritos extraoficiais logo após o término da prova, aqui no Conversa de Português, eu aguardo a divulgação do gabarito oficial pelo órgão organizador do Exame: o INEP. A estrutura é a seguinte: apresentação da questão, gabarito oficial, comentário e links para estudos. Para os comentários do Exame aplicado em 2017, utilizo o caderno AZUL como referência para o gabarito e, para o primeiro texto da série 2017, selecionei as questões sobre funções da linguagem.
Na reportagem, há uma comparação entre tecnologias de comunicação antigas e atuais. Quanto ao gênero mensagem, identifica-se como característica que perdura ao longo dos tempos o(a)
(A) imediatismo das respostas.
(B) compartilhamento de informações.
(C) interferência de outros no contexto original.
(D) recorrência do seu uso entre membros da elite.
(E) perfil social dos envolvidos na troca comunicativa.
Gabarito oficial: B
Comentário: Embora o enunciado trate a mensagem como um gênero de texto, a questão pode ser analisada a partir dos conceitos da teoria da comunicação. A mensagem é um dos seis elementos do processo comunicativo e corresponde a todas as informações compartilhadas.
Na canção, Chico Buarque trabalha uma determinada função da linguagem para marcar a subjetividade do eu lírico ante as atrizes que ele admira. A intensidade dessa admiração está marcada em
(A) “Naturalmente /Ela sorria / Mas não me dava trela”
(B) “Tomavam banho / Na minha frente/ Para sair com outro cara.”
(C) “Surgiram outras / Naturalmente / Sem nem olhar a minha cara”
(D) “Escolhia qualquer um / Lançava olhares / Debaixo do meu nariz”
(E) “É natural que toda atriz / Presentemente represente / Muito pra mim”
Gabarito oficial: E
O candidato precisa ler a questão atentamente a fim de perceber as sutilezas do enunciado. Note o trecho “subjetividade do eu lírico ante as atrizes que ele admira.” O candidato deve notar que a questão se refere à função emotiva da linguagem, que consiste “na exteriorização da emoção do remetente em relação àquilo que fala de modo que essa emoção transparece no nível da linguagem” (MARTELOTTA, 2011, p. 34). Cabe, ainda, ressaltar que essa função é caracterizada pela predominância de elementos gramaticais que remetem à 1ª pessoa do discurso: “Não me dava trela” (v.3), “Na minha frente” (v.5), “Debaixo do meu nariz” (v.9).
Para estudar:
Você tem dúvidas sobre esse tema? Assista à minha aula Elementos da comunicação e funções da linguagem:
Se não conseguir visualizar o player, acesse o canal no YouTube.
Referência:
MARTELOTTA, M. E. Funções da linguagem. Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2011, p. 31-36.