A dissertação é o modo de organização do discurso mais pedido nos concursos públicos. Isso acontece, pois, por meio dele é possível verificar a capacidade de argumentação dos candidatos. Percebo, pelos e-mails que recebo e pelas dificuldades de alguns alunos, que a grande dúvida é como apresentar os argumentos acerca de um tema qualquer. As citações são um tipo de recurso argumentativo, mas é preciso saber usar bem.
Quais são os tipos de citação?
Argumento de autoridade
No argumento de autoridade, cita-se uma fonte confiável, que pode ser uma autoridade no assunto tratado ou uma instituição de pesquisa, uma frase reconhecidamente dita por alguém. É um tipo de recurso que pode auxiliar para a construção de uma tese, por exemplo. Observe a figura abaixo; ela faz parte do slide montado por mim para a minha aula sobre redação no ENEM. Nela, eu demonstro que um candidato usou uma citação já no primeiro parágrafo do texto.
Tenha cuidado com as falsas atribuições de autoria. Eu já escrevi sobre elas no texto Redes sociais e a modinha das citações.
Citação ou alusão histórica
A citação de um fato histórico vai demonstrar o quanto o indivíduo apreendeu dos conteúdos adquiridos ao longo de sua formação escolar. No Exame Nacional do Ensino Médio, esse é um critério de avaliação explícito desde o enunciado e a apresentação do tema da redação.
Citação literária, mitológica e bíblica
A citação literária é aquela por meio da qual o autor da redação cita um trecho de algum texto literário conhecido. É comum não apenas em textos dissertativos, mas também em outros textos literários. Autores como Rubem Braga e tantos outros a utilizam. Observe, na citação abaixo, como Machado de Assis fez referência a Hamlet, de Shakespeare:
Hamlet observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante. (ASSIS, 1997, p.3)
É bom esclarecer que a citação bíblica na sua redação no vestibular não tem por fim fazer a conversão religiosa de ninguém; o objetivo aqui é demonstrar a capacidade de elaborar argumentos na defesa de uma tese. E só! Da mesma forma, fique atento ao uso da citação de textos mitológicos.
Você vai ganhar nota maior só por ter feito uma citação? Não! A sua nota depende da organização do texto e da consistência dos argumentos apresentados.
Leia no blog:
Estruture o parágrafo. Aprenda o que é tópico frasal.