Muitos leitores têm pedido que eu dê algumas dicas sobre a escrita de uma boa redação. Esse é um tema recorrente aqui no blog; por isso, selecionei algumas das sugestões já publicadas.
1.Leia a proposta com atenção.
É muito importante, em qualquer prova, ler o enunciado da questão. Quando falamos da redação do Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo, isso é mais sério ainda, visto que ela é uma das provas e compreender o que foi pedido pela banca pode fazer a diferença entre a nota zero e a nota mil.
1.1.Preste atenção à modalidade discursiva e ao gênero textual solicitado.
Lembre-se de que, na maioria dos concursos, a modalidade pedida é a dissertação argumentativa. No ENEM, embora a banca não explicite o gênero, percebemos que o candidato deve redigir um artigo de opinião.
1.2 Certifique-se de que sua redação corresponda ao tema proposto pela banca.
Não se esqueça que fuga ao tema é o suficiente para o candidato receber nota zero. Depois de diversos problemas nas provas de 2012 e 2013, como a inserção de receitas de macarrão e a cópia dos textos de outras partes da prova, os avaliadores do ENEM tornaram-se muito mais rigorosos na correção: se fugir do tema, a nota é ZERO!
2. Valorize seu conhecimento prévio.
Não fique preso somente àquilo que foi aprendido na escola e tente se lembrar de informações obtidas em suas leituras na mídia, por exemplo. Nas últimas seis edições do Exame Nacional, o enunciado da prova de redação trazia a seguinte frase: “Conhecimentos construídos ao longo de sua formação”.
3. Defina seu ponto de vista.
Antes de escrever, defina a tese a ser defendida e os possíveis argumentos para defendê-la. Esse ponto depende muito do anterior: “O que eu sei sobre isso e qual é a minha opinião a respeito?”.
4. Planeje sua redação.
Lembre-se de que seu texto precisa ser organizado em três blocos: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução corresponde ao primeiro parágrafo. Nela serão apresentados o tema, os problemas relacionados a ele e a tese a ser defendida. Os parágrafos seguintes – o desenvolvimento – devem conter os argumentos que sustentam a tese. A conclusão é a retomada do tema, a apresentação da proposta de intervenção e a reafirmação da tese.
5. Escreva de forma legível.
Disseminou-se por aí um mito de que é proibido usar LETRA DE FORMA ao escrever a redação nos concursos públicos, o que não é verdade. Tudo o que o candidato pode ou não fazer é determinado em edital. No caso específico do ENEM, a orientação é que o aluno transcreva uma determinada frase com sua letra habitual.
Faltam alguns meses para o ENEM 2016; portanto, leitor, estude bastante e pratique a escrita. Mantenha-se bem informado, refaça as redações propostas nos anos anteriores, escreva sua opinião sobre uma notícia recente. Estabeleça uma meta de produção: que tal começar com um texto novo por semana? A professora Margarete também dá algumas dicas em seu blog Escreva certo e vale muito a pena conferir.
Leia mais no blog:
Como se preparar para a redação do ENEM
6 mitos sobre a redação do ENEM
Como escrever um artigo de opinião?