O gênero conto aparece – na instituição em que trabalho – no programa do segundo ano do Ensino Médio, combinado aos estudos sobre o movimento literário Realismo. Hoje, na coluna Sala de Aula, publico uma proposta de atividade, inspirada nos exercícios aplicados por mim em uma das turmas.
Eu e os alunos estudamos o movimento realista em quatro encontros de uma hora e meia cada. Nesse período, pesquisamos as características do Realismo, suas semelhanças e diferenças em relação ao Romantismo, questionamos se Machado de Assis é mesmo um autor realista e – principalmente – lemos muitos contos escritos no período, entre eles, A cartomante, A carteira e Causa secreta, de Machado de Assis.
Além das obras literárias, também foram apresentadas imagens produzidas na época, a fim de que os alunos percebessem que o Realismo foi um movimento cultural concretizado em diversas manifestações artísticas. O objetivo era perceber que os artistas do período tentaram fazer um retrato da realidade; nas telas apresentadas, os alunos perceberam o retrato da vida de diversas classes sociais.
Os alunos também aprenderam a identificar as características do conto e seus elementos narrativos: enredo, espaço, tempo, tipos de personagens. Como atividade de aula, a turma recebeu material que continha a seguinte tarefa descrita a seguir.
Título da atividade: Realismo e conto
Proposta: Ao longo do primeiro bimestre letivo, sua turma estudou o Realismo (movimento artístico da segunda metade do século XIX), a estrutura do conto e da notícia. Na aula do dia 25/11, foram apresentadas algumas telas produzidas no mesmo período. A turma observou cada uma delas e descreveu os elementos que a compõem. Sua tarefa é criar um pequeno conto – de , no máximo, três páginas – sobre o tema de uma das telas.
Orientações:
Ao redigir seu conto, considere o debate feito em sala de aula sobre o movimento literário estudado e algumas características dos contos lidos em aula. Antes de escrever, pense nas seguintes perguntas e tente respondê-las por meio de sua narrativa:
- Quem são as pessoas na tela? O que elas estão fazendo? O que as levou ao momento retratado?
- Qual é o cenário?
- Quando a cena acontece?
- Se for necessário, pesquise na internet sobre a tela e seu contexto de produção.
Tela 1: Moças peneirando trigo (1855), Gustave Coubert.
Tela 2: Angelus (1857), de Milliet
Tela 3:Vagão de 3ª classe (1862), Honorè Daumier
Tela 4:Arrufos (1887), Belmiro de Almeida
Você é professor e tem alguma experiência interessante de sala de aula para contar? Deixe nos comentários!
Leia mais no blog:
Leia fora do blog:
O problema do Realismo de Machado de Assis
Referências bibliográficas:
ASSIS, M. A carteira. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1877> Acesso em 07 dez 2015.
_______. A cartomante. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1965> Acesso em 07 dez 2015.
_______. Causa secreta. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16917> Acesso em 07 dez 2015.
Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.