A série ENEM – Questões comentadas foi criada, aqui no blog Conversa de Português, em 2014. Eu apresentei as questões aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio e mostrei – a partir da matriz de referência do INEP – quais as competências e habilidades correspondentes. Hoje, inicio novamente a série com o propósito de comentar as questões aplicadas no Exame 2015. A estrutura é a seguinte: apresentação da questão, competência e habilidade, gabarito oficial, comentário e link para estudos. Utilizarei o caderno amarelo como referência para o gabarito.
QUESTÃO 99
14 coisas que você não deve jogar na privada
Nem no ralo. Elas poluem rios, lagos e mares, o que contamina o ambiente e os animais. Também deixa mais difícil obter a água que nós mesmos usaremos. Alguns produtos podem causar entupimentos:
- cotonete e fio dental;
- medicamento e preservativo;
- óleo de cozinha;
- ponta de cigarro;
- poeira de varrição de casa;
- fio de cabelo e pelo de animais;
- tinta que não seja à base de água;
- querosene, gasolina, solvente, tíner.
Jogue esses produtos no lixo comum. Alguns deles, como óleo de cozinha, medicamento e tinta, podem ser levados a pontos de coleta especiais, que darão destinação final adequada.
MORGADO, M.; EMASA. Manual de etiqueta. Planeta Sustentável, jul.-ago. 2013 (adaptado).
O texto tem objetivo educativo. Nesse sentido, além do foco no interlocutor, que caracteriza a função conativa da linguagem, predomina também nele a função referencial, que busca
(A) despertar no leitor sentimentos de amor pela natureza, induzindo-o a ter atitudes responsáveis que beneficiarão a sustentabilidade do planeta.
(B) informar o leitor sobre as consequências da destinação inadequada do lixo, orientando-o sobre como fazer o correto descarte de alguns dejetos.
(C) transmitir uma mensagem de caráter subjetivo, mostrando exemplos de atitudes sustentáveis do autor do texto em relação ao planeta.
(D) estabelecer uma comunicação com o leitor, procurando certificar-se de que a mensagem sobre ações de sustentabilidade está sendo compreendida.
(E) explorar o uso da linguagem, conceituando detalhadamente os termos usados de forma a proporcionar melhor compreensão do texto.
Gabarito oficial: B
Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
H21- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
Comentário:
O estudante deve atentar para o fato de o enunciado da questão destacar duas funções da linguagem: a conativa (ou apelativa) e a referencial. A primeira caracteriza-se pelo discurso com ênfase no receptor e, no texto utilizado pela banca, evidencia-se pelas instruções dadas aos leitores. A questão, no entanto, privilegia o conceito sobre a segunda função e é isto que o candidato deve procurar nas alternativas apresentadas. Deve, portanto, lembrar-se de que o texto referencial é predominante informativo.
QUESTÃO 100
Embalagens usadas e resíduos devem ser descartados adequadamente
Todos os meses são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo. Só nos 22,9 mil quilômetros das rodovias paulistas são 41,5 mil toneladas. O hábito de descartar embalagens, garrafas, papéis e bitucas de cigarro pelas rodovias persiste e tem aumentado nos últimos anos. O problema é que o lixo acumulado na rodovia, além de prejudicar o meio ambiente, pode impedir o escoamento da água, contribuir para as enchentes, provocar incêndios, atrapalhar o trânsito e até causar acidentes. Além dos perigos que o lixo representa para os motoristas, o material descartado poderia ser devolvido para a cadeia produtiva. Ou seja, o papel que está sobrando nas rodovias poderia ter melhor destino. Isso também vale para os plásticos inservíveis, que poderiam se transformar em sacos de lixo, baldes, cabides e até acessórios para os carros.
Disponível em: www.girodasestradas.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.
Os gêneros textuais correspondem a certos padrões de composição de texto, determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam. Pela leitura do texto apresentado, reconhece-se que sua função é
(A) apresentar dados estatísticos sobre a reciclagem no país.
(B) alertar sobre os riscos da falta de sustentabilidade do mercado de recicláveis.
(C) divulgar a quantidade de produtos reciclados retirados das rodovias brasileiras.
(D) revelar os altos índices de acidentes nas rodovias brasileiras poluídas nos últimos anos.
(E) conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental e de segurança nas rodovias.
Gabarito oficial : E
Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
H21- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
Comentário:
Embora o ponto funções da linguagem não tenha seja explícito na questão, o estudante deve observar alguns trechos do enunciado. A banca exige do candidato o conhecimento prévio do que são gêneros textuais e que cada um deles destina-se a uma função linguística específica.
QUESTÃO 109
Nas peças publicitárias, vários recursos verbais e não verbais são usados com o objetivo de atingir o público-alvo, influenciando seu comportamento. Considerando as informações verbais e não verbais trazidas no texto a respeito da hepatite, verifica-se que
(A) o tom lúdico é empregado como recurso de consolidação do pacto de confiança entre o médico e a população.
(B) a figura do profissional de saúde é legitimada, evocando-se o discurso autorizado como estratégia argumentativa.
(C) o uso de construções coloquiais e específicas da oralidade são recursos de argumentação que simulam o discurso do médico.
(D) a empresa anunciada deixa de autopromover ao mostrar a preocupação social e assumir a responsabilidade pelas informações.
(E) o discurso evidencia uma cena de ensinamento didático, projetado com subjetividade no trecho sobre as maneiras de prevenção.
Gabarito oficial: B
Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
H21- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
Comentário:
O primeiro período do enunciado indica ao estudante que a função apelativa pode ser o tema da questão. Desse modo, deve se lembrar de que sua principal característica gramatical do texto conativo é o uso de verbos no modo imperativo, de modo a determinar um comportamento do receptor da mensagem (“Vacine-se”, “Use”, “Lave”).
Aprofunde seus estudos:
Elementos da comunicação e funções da linguagem
Funções da linguagem no ENEM 2014
*Atualizado em 05/11/2015, às 19h10, para inclusão da questão 109.